Diversividade cutulral

1812 palavras 8 páginas
1. INTRODUÇÃO

A realização das atividades referente à UTA – Diversidade Cultural, referentes às disciplinas de Educação e Diversidade, Educação de Jovens e Adultos e Diversidade Cultural , tem por objetivo ampliar nosso conhecimento, através de pesquisas, estudos , reflexões e desenvolvimento das mesmas. Iniciamos as atividades realizando pesquisas sobre as escolas indígenas e o material didático usado nessas escolas.
Fizemos entrevista com educador de Jovens e Adultos, sobre sua formação e os desafios que enfrenta em sua prática pedagógica.
Observamos grupos de crianças em uma escola de nossa região para saber quais eram as brincadeiras e histórias que lhes eram comuns e através de análise do projeto pedagógico dessa escola e planos de aula das séries iniciais, observamos como essa escola valoriza em seus programas a diversidade cultural. Essas atividades têm por finalidade aumentar nosso conhecimento sobre diversidade cultural e os desafios que como educadores poderemos enfrentar em nossas práticas pedagógicas. A metodologia utilizada foi: leitura de livros didáticos, entrevistas, estudos, pesquisas, observações, reflexões. Através deste estudo foi possível debater os conhecimentos dos alunos referentes as relações sociais estabelecidas, suas visões de mundo e a cultura de diferentes grupos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 – A DIVERSIDADE CULTURAL.

ATIVIDADE Nᵒ 1 – Página 103

Pesquise sobre as escolas indígenas e o material didático usado nessas escolas.
Faça um relatório sobre o que encontrou.

Os povos indígenas brasileiros têm reconhecidos suas formas próprias de organização social, seus valores simbólicos suas tradições, conhecimentos e processos de constituição de saberes e transmissão cultural para as gerações futuras. Uma conquista das lutas empreendidas pelos povos indígenas e seus aliados foi o direito a uma educação escolar indígena, caracterizada pela afirmação das identidades étnicas, recuperação

Relacionados