Diversidae historica cultural e linguistica

4305 palavras 18 páginas
OS ASSISTENTES SOCIAIS FRENTE ÀS ATUAIS EXPRESSÕES DA
QUESTÃO SOCIAL

Rosilda Pinto de Oliveira¹

Com as mudanças ocorridas na dinâmica do capitalismo, desencadeadas a partir de fins dos anos de 1970 em resposta a mais uma crise do capital, uma série de alterações passa a ser processada em diversos campos. Nesse cenário ganha destaque a flexibilização e o processo de globalização, decorrente da implementação de uma estratégia político-ideológica do capitalismo – a política neoliberal – trazendo reflexos no âmbito da relação capital x trabalho, do Estado e da sociedade civil.
Essas alterações irão impulsionar novas configurações da questão social, na medida em que estando atrelada à relação capital x trabalho, ocorrendo mudanças nesse âmbito, conseqüentemente a primeira assumirá novas configurações. Ou seja, a base de origem da questão social – a relação capital x trabalho – ao sofrer alterações coloca a necessidade de um novo olhar sobre a questão social, a fim de identificar suas novas expressões na contemporaneidade.
Por sua vez, um dos profissionais que atuam mais diretamente no trato às seqüelas da questão social, o assistente social, deve estar sintonizado com essas novas configurações, considerando seus aspectos histórico-estruturais e culturais.

__________________________________________________________________
1. Graduada em Serviço Social e aluna do mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A conjuntura nacional, certamente, irá refletir traços do contexto mundial, contudo, as particularidades nacionais e regionais devem ser consideradas, tendo em vista a apreender as novas expressões assumidas na realidade brasileira e particularmente na realidade local de atuação profissional.
Tendo em vista a ligação existente entre a questão social e o profissional de serviço

Relacionados

  • diversidade historica
    1285 palavras | 6 páginas