Diversidade

Páginas: 34 (8390 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
COMO AS EMPRESAS PODEM VALORIZAR A DIVERSIDADE


APRESENTAÇÃO

Independentemente das perspectivas adotadas – por exemplo, de gênero, etnia, idade, religião ou orientação sexual – evidências dão conta de que o perfil da força de trabalho vem se diversificando cada vez mais nas últimas décadas nos Estados Unidos e na União Europeia (Wentling e Palma-Rivas, 1998), levando pesquisadores dediversas áreas a intensificarem seus esforços na investigação desse fenômeno, tal como apontam Nkomo e Cox Jr. (1999).
Em geral, a gestão da diversidade tem sido defendida com base em dois pontos. Primeiro programas interno de empresas voltados à diversidade seriam socialmente mais justos do que políticas de ação afirmativa – impostas por uma legislação que remonta às lutas por direitos civis nosEstados Unidos durante as décadas de 1960 e 1970 –, uma vez que se baseiam na meritocracia e não no favorecimento. Segundo, um bom gerenciamento da diversidade de pessoas nas organizações conduziria à criação de vantagem competitiva, o que, em tese, elevaria o desempenho da organização no mercado, tendo em vista a influência positiva de um ambiente interno multicultural, com membros de distintasexperiências e habilidades.
Em uma sociedade com graves problemas de justiça, como a brasileira, há quem defenda que a valorização da gestão da diversidade teria um aspecto altamente positivo por representar iniciativas promissoras de inclusão social (Fleury, 2000). No Brasil, vários grupos são historicamente marginalizados e seus membros excluídos do exercício da cidadania. As poucas políticaspúblicas de ação afirmativa têm eficácia duvidosa, como mostra a história recente.
Nesse contexto, seriam bem-vindas, portanto, práticas empresariais inovadoras, como a gestão da diversidade por empresas – brasileiras ou não – que atuam no contexto brasileiro.
No entanto, pode-se perguntar: seria a gestão da diversidade capaz de criar uma solução para a exclusão de grupos tradicionalmentediscriminados? Ou, ainda, a gestão da diversidade não poderia ser uma forma, ideologicamente articulada, de esconder conflitos que surgem, prioritariamente, do campo social, como por exemplo, da existência de preconceitos contra graus sociais marginalizados? Conseguiria a gestão da diversidade reaver os direitos desses grupos por meio de uma ação afirmativa?DIVERSIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Igualdade de oportunidades

A noção contemporânea de diversidade como um valor nas relações humanas é resultado da busca de oportunidades iguais e de respeito à dignidade de todas as pessoas. Assim, a diversidade representa um princípio básico de cidadania, que visa assegurar a cada um, condições de pleno desenvolvimento de seus talentos epotencialidades. Ao mesmo tempo, a prática da diversidade representa a efetivação do direito à diferença, criando condições e ambientes em que as pessoas possam agir em conformidade com seus valores individuais.
A valorização da diversidade e do pluralismo no mundo contemporâneo é decorrência do reconhecimento cada vez maior da democracia como fator essencial para o aprimoramento das sociedadese da busca de novos padrões de convivência assentados em relações socialmente mais justas.

Valor estratégico

Num mundo que vive sob a tendência da globalização, a diversidade representa um valor estratégico para as sociedades. Ela fortalece seu poder de integração ao novo contexto, caracterizado pelo intenso fluxo de capitais e das comunicações, pelo surgimento de novas ondas migratórias epela constituição de megacorporações transnacionais. O mundo, que convive com o acelerado avanço tecnológico, ainda assiste, entretanto, ao crescimento de conflitos assentados na intolerância étnica, religiosa e cultural, em relação aos quais a diversidade pode ser um importante instrumento de superação.



Por seu significado abrangente, a diversidade é uma meta a ser buscada e praticada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diversidade
  • diversidade
  • Diversidade
  • diversidade
  • Diversidade
  • Diversidade
  • Diversidade
  • Diversidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!