DIVERSIDADE E PLURALIDADE CULTURAL NO BRASIL

Páginas: 18 (4345 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014

DIVERSIDADE E PLURALIDADE CULTURAL NO BRASIL

RESUMO

Temos adquirido durante milênios da nossa existência, conhecimentos que se acumulam e enriquecem nossa cultura, pois somos um povo miscigenado por diversas raças, vivendo parcialmente em harmonia. Ainda temos resquícios de racismos epreconceitos, mas evoluímos a cada dia sabendo dar a importância necessária, as manifestações culturais; temos o reconhecimento mundial, do valor da nossa cultura e nos identificamos e nos orgulhamos por essa gama de manifestações que embelezam e enriquecem nosso país dando qualidade ao nosso modo de vida.

INTRODUÇÃO

As pessoas se diferem umas das outras. Variam na cor da pele, naaltura, na forma dos olhos, no cabelo, no sexo e em muitas outras características físicas. Também escolhemos diferentes opções em nossas crenças religiosas, nossos valores, nossos modos de estabelecer os laços familiares, no modo como assumimos os papéis de homem e mulher e em tantos outros aspectos da organização da vida em sociedade. Temos diversidades nas características de nosso mundo subjetivo.Dentro de uma sociedade, ainda, o acesso às riquezas materiais e simbólicas resulta em diferentes possibilidades de organizar a vida. Isso sem falar naquelas diferenças que existem entre povos que vivem dentro de uma mesma nação e naquelas que existem entre nações. Constatamos que discutir o tema "pluralidade cultural" significa ressaltar uma questão bastante intrigante: por que nós, humanos, emborasejamos uma única espécie biológica, desenvolvemos modos de vida tão diferentes e conflitantes? Ao pesquisarmos algumas possibilidades de explicação, podemos pensar também nas formas de relacionamento com as diferenças humanas para o desenvolvimento de nosso modo de viver.

AS DIFERENÇAS CULTURAIS

O ser humano não nasce acabado e pronto para viver. Ao contrário, precisamos decuidados, orientação e ensinamentos; ou seja, só nos tornamos de fato humanos na medida em que convivemos e aprendemos com outras pessoas em uma dada cultura. Por meio desse aprendizado na vida social formamos nossa personalidade e organizamos nosso modo de viver, nossos sentimentos e desejos. Nossa vida só pode acontecer verdadeiramente se participarmos de um mundo cultural, se partilharmos umconjunto de referências sociais.
O homem é um ser social e organiza seu modo de viver coletivamente, cria modos de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias. Assim, apluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro. A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização dasociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias. Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, aadequação significativa do ser ao meio.

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diversidade Individual e a Pluralidade cultural no Brasil
  • Pluralidade Cultural e Diversidade Cultural
  • Diversidade e Pluralidade Cultural
  • DIVERSIDADE E PLURALIDADE CULTURAL
  • DIVERSIDADE E PLURALIDADE CULTURAIS
  • Diversidade cultural e pluralidade
  • Diversidade e pluralidade cultural introdução
  • Pluralidade Cultural No Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!