DIVERSIDADE PARASIT RIA EM PEIXES DE CATIVEIRO

1786 palavras 8 páginas
DIVERSIDADE PARASITÁRIA EM PEIXES DE CATIVEIRO 1

RESUMO

O presente estudo –Diversidade Parasitária em Peixes de Cativeiro, tem como objetivo principal fazer um estudo através de revisão bibliográficas sobre os principais parasitas que acometem os peixes de cativeiro. Como metodologia utilizaremos a revisão bibliográfica em diversos autores, nacionais e internacionais, buscando levantar o maior número de informações possíveis sobre o assunto.
Palavras chaves: Parasitária – Colossoma – Peixes de água doce;

INTRODUÇÃO
A piscicultura é uma atividade em que peixes são criados em cativeiro. No Brasil a participação da piscicultura no mercado de peixes destinados a alimentação é ainda pequena, porém este mercado pode tornar-se uma importante alternativa para o escoamento da crescente produção de peixes provenientes de piscicultura (CYRINO et al., 2004).
A piscicultura tem atraído investimentos devido a sua capacidade de aumentar a oferta de pescado, complementando a produção extrativa (FAO, 2000). Na Amazônia, esta atividade representa uma fonte potencial de riquezas já que os tipos de solo, climatologia e disponibilidade de terra e cursos de água, que são encontradas na região, constituem-se em pontos favoráveis à implantação de piscigranjas (IZEL, 1995).
Com a elevada demanda de pescado, principalmente de tambaqui, algumas estações de piscicultura estão produzindo juvenis de tambaqui, a fim de ser capaz de tender o mercado consumidor de Manaus, colocando como ponto chave na produção comercial a sua sanidade, que atualmente, deixa a desejar em seu manejo limitado, devido falta de conhecimento específico, destacando-se os parasitos copépodes, um dos principais responsáveis pela perda significativas de grande número de larvas e juvenis.
O presente artigo tem como principal objetivo apresentar as principais bacterioses causadas em peixes criados em cativeiros.

2. PRINCIPAIS BACTÉRIAS ENCONTRADAS EM TAMBAQUIS

O tambaqui é uma espécie nativa da

Relacionados

  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas
  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas