DIVERSIDADE NO ESPAÇO EDUCATIVO

Páginas: 10 (2321 palavras) Publicado: 14 de dezembro de 2013













A DIVERSIDADE NO ESPAÇO EDUCATIVO







RONEI GRIEBELER







A DIVERSIDADE NO ESPAÇO EDUCATIVO















2011
INTRODUÇÃO
“Quem somos nós, quem é cada um de nós, senão uma combinatória de experiências, de informações, de leituras, de imaginações?
Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, umaamostragem de estilos, onde tudo pode ser continuamente remexido e reordenado de todas as maneiras possíveis.” (ITALO CALVINO).
É necessário reconhecer o homem como sendo um sujeito histórico, com capacidade para inserir-se na realidade histórica de maneira crítica e atuante, construindo-se junto ao outro, de forma coletiva. O que expressa à necessidade de uma participação mais ativa no processo dereestruturação das relações sociais, visando construir uma sociedade mais justa, democrática e plural, onde as diferenças possam se expressar como direito a cidadania.
As diferenças estão explícitas na sociedade e torna-se urgentemente necessário re-aprender a conviver com toda a diversidade que está ao nosso redor. E quando as pessoas conseguirem serem tolerantes umas com as outras, aceitando suaslimitações, reconhecendo o direito de que cada indivíduo tem de ser diferente, seja em termos culturais, físicos, étnicos, econômicos, religiosos, sexuais, mentais ou outro qualquer, será possível vivermos numa sociedade inclusiva. Quando a pessoa está e sente-se incluída, ela terá mais chances de vencer na vida, pois terá mais oportunidades para alcançar seus objetivos. Nesse sentido, MANTOANafirma que: “uma sociedade justa, que dê oportunidade para todos, sem qualquer tipo de discriminação, começa na escola.”












A DIVERSIDADE NO ESPAÇO EDUCATIVO


“Temos direito de ser iguais quando a diferença não inferioriza e direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza.” (SANTOS)
Para aprender a lidar com a diferença, com a diversidade é necessário emprimeiro lugar reconhecer que ela existe e a homogeneidade não; depois estar disposto a aceitá-la e valorizá-la, para então poder conviver com ela. Só assim aprenderemos a lidar com as diferenças, por isso é importante que as crianças tenham essa oportunidade de convívio desde cedo, aprendendo assim, a serem tolerantes e solidárias umas com as outras, olhar e realmente ver o outro.
A escola nãopassa a ser uma escola inclusiva por receber alguns alunos que antes eram marginalizados. Não basta recebê-los como se a escola fosse um depósito de crianças, mas sim de realmente acolhê-los de braços abertos, de preparar toda a comunidade escolar para receber estes alunos, para que os mesmos possam sentir-se aceitos e respeitados. A escola é um dos espaços socioculturais em que as diferenças seencontram. Portanto, refletir sobre a escola e a diversidade, significa reconhecer as diferenças, respeitá-las, aceitá-las e colocá-las na pauta das nossas reivindicações, no cerne do processo educativo.
Mas, o que vem a ser uma educação inclusiva?
Conforme AURÈLIO: “educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à suamelhor integração individual e social”. Enquanto que, “inclusão é ato ou efeito de incluir, abranger”, isto é, entender alguém, aceitá-lo, compreender o outro. Portanto, educação inclusiva não é restrita para um grupo de pessoas, mas sim é uma educação para todos, onde a escola recebe de braços abertos todos os alunos, pois inclusão é estar com o outro. Na educação inclusiva o ensino deverá serum e o mesmo para todos, respeitando as particularidades de cada criança, também deve ser participativo, solidário e acolhedor, uma educação global, plena, livre dos preconceitos, onde se reconheça e valorize as particularidades de cada um dos envolvidos neste processo, onde a criança passe a ser vista como sujeito que é construído pela sociedade, como também, que é capaz de construir, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espaço educativo
  • Espaço educativo
  • espaço educativo
  • os espaços educativo
  • Espaços educativos
  • Espaço Educativo
  • Espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos frente à diversidade étnico-racial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!