Diversidade histórica

Páginas: 9 (2093 palavras) Publicado: 10 de maio de 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3

2. Conceitue tipos de família e descreva os vários arranjos existentes e nossas sociedades. 4

3. Destaque um dos arranjos de família existente na sociedade contemporânea e faça uma analise critica sobre a mesma 5

4. Apresente os valores que fundamentam a família contemporânea. 7

5. CONCLUSÃO 8


1. INTRODUÇÃO
O mundo que vivemos hoje é de muita liberação,com isso os relacionamentos humanos se tornam cada dia mais difíceis. Baseado neste sentido muito pessoas pensa que a família se dirige a falência.
A escolha livre é primordial à dignidade, porém pode ser desnorteante se não for usada adequadamente, e em nossa cultura consumista secular é um perigo real, pois infelizmente nem todos conseguem um matrimônio harmonioso.
A liberdade responsável deconstituir uma família é exercida ao se viver a vocação matrimonial. O casamento verdadeiro não é uma combinação para atingir fins específicos ou gratificação pessoal e sim uma realização necessária na vida de muitas pessoas, pois ninguém vive só.
A verdadeira comunhão em família deve ser procurada e aceita como uma bênção, acalentada e nutrida em si mesmo.
O único lugar onde a doação verdadeiratorna-se possível é na família, pois essa relação nasce do verdadeiro casamento.


2. CONCEITUE TIPOS DE FAMÍLIA E DESCREVA OS VÁRIOS ARRANJOS EXISTENTES E NOSSAS SOCIEDADES.
As famílias são compostas de formas diversas, mas segundo a antropologia existem três (3) tipos básicos de família.
Tradicional – Geralmente uma família numerosa, não considerada somente em pai, mãe e filhos e sim emavós, tios e primos. Era baseada nos conceitos morais e autoritários da época do século XX.

Nuclear ou Psicológica – Fundada praticamente na metade do século XX, com menos pessoas, como pai, mãe e poucos filhos. As relações não são, mas tão autoritária, e o conceito da família si engloba em um núcleo mas caseiras.

Família Pós Moderna – Surgida, mas atualmente, aquela que não existem regrasbásicas de parentesco, filhos morando com só um dos pais, casais sem filhos, uniões homossexuais e muitos divorcio.
3. DESTAQUE UM DOS ARRANJOS DE FAMÍLIA EXISTENTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E FAÇA UMA ANALISE CRITICA SOBRE A MESMA

Embora o modelo de família nuclear, burguesa ou conjugal moderna predomine em nossa sociedade, não podemos considerá-la como o único modelo familiar. O surgimento denovos arranjos familiares nos leva à conclusão de que o modelo de família nuclear burguesa (ou moderna) encontra-se em crise. Fatores que contribuíram para essa crise: A Revolução Industrial – que exigiu maior número de trabalhadores nas fábricas; O Movimento Feminista que veio alterara significativamente no mundo da mulher;
O Movimento da Juventude exigindo novos valores. 1960 - A pílulaanticoncepcional separou a sexualidade da reprodução e interferiu decisivamente na sexualidade feminina, abalando o valor sagrado da maternidade;
A mulher pôde desvincular a sexualidade da maternidade: esta passa a ser uma opção e não um “destino”. 1980 – inseminações artificiais, fertilizaçõesm“in vitro” – dissociaram a gravidez da relação sexual entre homens e mulheres. Isso provocou mudançassubstantivas, afetando a identificação da família com o mundo natural. Distinção entre maternidade (tida como natural) e a materna em (que pode ser construída socialmente).
As mudanças familiares ganham novo impulso – o exame de DNA permite identificação da paternidade. Qualquer criança nascida de uniões consensuais ou de casamentos legais pode ter garantido seus direitos de filiação por parte do pai e damãe.
Estudos demonstram que na década de 90 a tendência foi a diminuição na configuração (menor número de pessoas que compõem a família) e aumento da diversidade dos grupos familiares;
O número de casamentos em 2002 (IBGE, 2003) é 4% inferior ao de 1991. Há 12 anos eram 7,5 uniões legais por mil habitantes. Esse número caiu para 5,7 por mil. Aumento do número de relações sem registro:
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diversidade historica
  • Diversidade histórica
  • Diversidade Histórica
  • diversidade histórica
  • Diversidade historica
  • Diversidade histórica
  • DIVERSIDADE HISTORICA
  • Diversidade historica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!