Diversidade da For a de Trabalho Discrimina o e estere tipos sobre os trabalhadores seniores

3916 palavras 16 páginas
Diversidade da Força de Trabalho: Discriminação e estereótipos sobre os trabalhadores seniores
Joana Vaz Rico

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

Unidade Curricular: Desenvolvimento Estratégico de Recursos Humanos

Ano Lectivo 08/09

Resumo

A tendência demográfica para uma população envelhecida sugere a necessidade de considerar os empregados mais velhos como uma pool importante. Contudo, este grupo de pessoas tem sido o mais afectado com as políticas de downsizing, o que tem resultado na sua exclusão do mercado de trabalho. Vemos ainda que o preconceito relativo à idade é bastante predominante na sociedade actual, estando até mais presente que o sexismo ou o racismo no local de trabalho. Os trabalhadores mais velhos são, assim, estereotipados em termos da sua produtividade, fiabilidade, adaptabilidade e resistência à inovação. No entanto, vários estudos vêm comprovar que tal não se verifica. De facto, há evidências de que os trabalhadores mais velhos são mais fiáveis e produtivos, e são menos propensos ao turnover que os trabalhadores mais novos.

Introdução

As mudanças que se têm feito sentir ultimamente no mundo empresarial, visivelmente alterado pela actual conjuntura internacional de crise, exigem aos gestores novas obrigações, novos desafios e novas tarefas de maior responsabilidade. Por outro lado, a pressão sentida para a obtenção de melhores resultados, a crescente complexidade do mercado de trabalho, faz com que, cada vez mais, os órgãos de gestão e administração das empresas tenham de desenvolver competências técnicas mais apuradas, mas saibam, por outro lado, encorajar, mobilizar e sensibilizar os seus trabalhadores no sentido de os encaminharem a fazer face aos novos desafios, trabalhando para objectivos comuns.
A aprendizagem e o desenvolvimento têm-se tornado cada vez mais importantes para o sucesso na carreira. O local de trabalho está a mudar rapidamente e o trabalho em si tem sido redefinido, requerendo

Relacionados

  • Barth O Guru O Iniciador
    79616 palavras | 319 páginas