Diversidade Cultural

Páginas: 7 (1540 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
DIVERSIDADE CULTURAL EM MARABÁ


Acadêmico- Bruna Guimarães Araújo
Professor –Tutor Externo - Marcus Felipe Frota Gama
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG0092) – Pratica do Modulo II
25/11/11




RESUMO

A diversidade cultural em Marabá como em outras regiões cria um mundo rico e variado que aumenta uma gama de possibilidades e nutre os valoreshumanos, constituindo, assim, um desenvolvimento sustentável da comunidade, do povo mesmo com essa variável de habito e culturas.



Palavras-chave: Diversidade Cultural. Costumes. Lazer.



1 INTRODUÇÃO

Basicamente a população de Marabá é formada, por pessoas vindas de todas as regiões brasileiras, transformando, sua identidade regional, descaracterizando o município da culturaParaense. Marabá constituiu-se de uma cultura diversificada, nas danças, musicas, na comida, e até no habito rotineiro da população.

A presente Produção tem como tema principal a Diversidade Cultural no município de Marabá: e o processo de construção social de interculturalidade e miscigenação e as características culturais,e hábitos da população local em relação e comparação a cultura paraense.Esse estudo aborda os conceitos da diversidade cultural, multiculturalismo e tolerância humana e seus reflexos na vida e desenvolvimento de Marabá. Faz com que tenhamos conhecimentos sobre os pressupostos teóricos e na prática da vida social em nossa sociedade Marabaense.


2 DIVERSIDADE CULTURAL
Diversidade cultural refere-se à multiplicidade de formas pelas quais asculturas dos grupos e sociedades encontram sua expressão. Tais expressões são transmitidas entre e dentro dos grupos e sociedades. A diversidade cultural se manifesta não apenas nas variadas formas pelas quais se expressa, se enriquece e se transmite o patrimônio cultural da Humanidade mediante a variedade das expressões culturais, mas também através dos diversos modos de criação, produção, difusão,distribuição e fruição das expressões culturais, quaisquer que sejam os meios e tecnologias empregados.

Reconhecer que somos diferentes para estabelecer a existência de uma diversidade cultural no Brasil, não é suficiente para combater os estereótipos e os estigmas que ainda marginalizam milhares de crianças em nossas escolas e milhares de adultos em nossa sociedade. Maria Vera Candau (2005)afirma que:“Não se deve contrapor igualdade a diferença. De fato, a igualdade não está oposta à diferença, e sim à desigualdade, e diferença não se opõem à igualdade, e sim à padronização, à produção em série, à uniformidade, a sempre o “mesmo”, à mesmice”. (CANDAU, 2OO5, p. 19).

Interessante é observar que as diferenças da população marabaense, que trazem consigo a diversidade, o povo em si tem acapacidade de adaptar-se a essa diferença.

A vinda de pessoas de outros Estados deve-se a busca de trabalho, mesmo que o estado não seja basicamente desenvolvido na escala nacional, Marabá possui um diferencial, que é sua economia que se desenvolve gradativamente a cada dia. Trazendo oportunidades. Principalmente pela falta de mão de obra qualificada.


3 COSTUMES

A culinária marabaensese distingue um pouco da culinária paraense, mas tem muitos elementos desta, principalmente pelo fato de que todo o estado tem influencia indígena neste ponto. Porém, em Marabá, alguns pratos relevam-se em relação ao resto do Pará, tanto por fator cultural quanto por fator étnico. Um exemplo disso é que o povoamento teve participação ativa de nordestinos, mineiros, goianos, palestinos e libaneses,que trouxeram para Marabá seus costumes e seus tipos de comida.
São as principais iguarias da culinária local e as que se integraram aos costumes: Marizabel, Suco natural de Guaraná da Amazônia, Tucunaré ao leite de Castanha do Pará, Cozidão de Bagre, Pão de queijo, Tacacá, Esfirra, Arroz-doce e Cuscuz.
Há ainda muitos doces típicos: Bolo cabeça de negro, biscoitos de castanhas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diversidade cultural
  • Diversidade cultural
  • Diversidade Cultural
  • diversidade cultural
  • diversidade cultural
  • Diversidade cultural
  • Diversidade cultural
  • Diversidade cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!