DIVERSIDADE CULTURAL E INTERCULTURALIDADE NO COTIDIANO DO ENSINO SUPERIOR

1475 palavras 6 páginas
Acadêmico:

DIVERSIDADE CULTURAL E INTERCULTURALIDADE NO COTIDIANO DO ENSINO SUPERIOR

“o homem enche de cultura os espaços geográficos e históricos. Cultura é tudo o que é criado pelo homem. Tanto uma poesia como uma frase de saudação. A cultura consiste em recriar e não em repetir. O homem pode fazê-lo porque tem uma consciência capaz captar o mundo e transformá-lo (FREIRE, 1979, p. 30-31).”

INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos sobre a diversidade cultural e interculturalidade no cotidiano do ensino superior brasileiro, fundamentado em perspectivas críticas. Para isso precisa-se diferenciar cada um e defini-los de modo que possamos compreender melhor no contexto em que será inserido ao longo dos temas a serem trabalhados.

Como sabemos cultura é um conjunto de crenças, valores, comportamentos e regras morais que conferem identidade a certo grupo humano. Na verdade a cultura corresponde ao modo de vida de um povo ou nação, constituindo e expressando o seu modo de sentir, pensar e agir.
A diversidade cultural, em síntese, são as diferenças que existem entre os diversos tipos de culturas, a variedade, conceitos de pluralidade e heterogeneidade, ou seja, é algo associado à dinâmica do processo aceitativo de uma dada sociedade.
Para entender melhor a importância da diversidade cultural nos dias de hoje temos que recorrer a um passado não tão distante. Década de sessenta, esse período é importante por três razões essenciais:
A primeira relativa ao movimento dos negros nos Estados Unidos vieram a marcar uma sociedade que exigia reconhecimento dos direitos civis de toda pessoa humana, trás Martin Luther King e Malcom X como símbolos maiores dessa sociedade, isso colocou mesmo que a contra gosto do governo políticas publicas inclusivas, ou seja, obrigava ao Estado reconhecer a diversidade de culturas existentes na mesma sociedade, o que repercutiu em todo mundo, e principalmente América Latina que a sociedade é em

Relacionados