Diversidade cultural - gêneros na educação

Páginas: 9 (2092 palavras) Publicado: 11 de abril de 2013
Direitos Humanos e Pluralidade cultural.

Todo o ser Humano tem o direito de ir e vim dentro da sociedade, direito a segurança, o que infelizmente hoje esta se tornando um situação difícil, com tanta violência, tanto contra as famílias como o ser humano no todo, existe muita esta falta de respeito, o poder público na maioria das vezes falha em seu papel com o cidadão. Direito a moradia, terrealmente um lar, onde possa abrigar sua família, ter uma vida decente e confortável, mais o que vemos é uma sociedade que tem sua renda per capta mal distribuída, uns com muito e outros com pouco, prova disto é o que vemos nas ruas e nas grandes favelas em todos os Estados, pessoas com uma vida difícil, sub-humana, sofrendo por um prato de comida, enquanto em outros lugares, cidadãos que temtudo do bom e do melhor, e que não se preocupam com o desperdício, e muito menos com o próximo. Levando0 em consideração as ONGs e associações, que no nosso país é o que na maioria das vezes sustenta a sociedade.
O Trabalho também deveria ser um direito de todos, mais são poucos os que conseguem uma vaga de trabalho, resultado de uma educação precária, sim isso mesmo, os que conseguem um bomestudo, consequentemente conseguem um bom trabalho, mais e as pessoas da classe baixa?! , mesmo que todo s tenham acesso, muitas vezes a qualidade se difere entre o público e o privado. Deveria ter um programa onde fosse enfatizado a presença de todos nas salas de aula e uma conscientização de que educação é tudo na formação de uma sociedade sadia e crescente. Vemos que através dos estudos se épossível alcançar uma vaga de trabalho melhor onde o salário será de grande valia. Todos temos direito a liberdade de expressão, sem precisar fazer passeatas onde o que impera não é a solução , mais uma grande violência contra a própria sociedade.
Devemos aprender a respeitar as diferenças, pois sabemos que mesmo sendo filhos dos mesmo pais ,não somos iguais, lutarmos contra o preconceito que temimperado de forma agressiva, contra a maneira em que as pessoas vivem, de seus ideais e projetos. Lutarmos para a existência de uma igualdade social, onde que todos possam ter sua auto estima elevada. Aprender a conviver com pessoas que são diferentes da gente, seja em classes sociais, raciais,e etc. Oportunidades para todos de forma igual, não sendo somente relevante a classe social, a cor dapele, a maneira de viver, as ideias, e sim vendo o ser humano como um ser que precisa de espaço, para desenvolver-se na sua totalidade, sem repressão e com muito respeito.

Uma forma de abordagem das diferenças são as campanhas de conscientização, como ir aos bairros e lugares onde as condições são menores para que se desenvolvam trabalhos e campanhas onde todos possam ter ferramentas para criaruma forma de crescer dentro da sociedade, sem medo de ser diferente.

Documentário: A Invenção na infância.

Precisamos ter atitudes que sejam levadas a frente e perdurem em favor dessas diferenças, chega de projetos que não saem do papel, mais que só servem para o aumento da violência e discriminação. Direitos Humanos e educação andam lado a lado. Todo o ser humano deve ter as condiçõesnecessárias para o sustento de sua família bem como as ferramentas para a educação. Lugar de criança é na escola.

ObS: Deverá se exposta em um dos slides da apresentação final em Power point

As Diferenças Culturais.

É possível conviver com pessoas de culturas distintas.
Liberdade cultural num mundo diversificado, que associa explicitamente – pela primeira vez nos relatóriosanuais publicados – as questões relativas ao desenvolvimento às culturais:
O que é novo, hoje, é a ascensão de políticas de identidade. Em contextos muito diferentes e de modos muito diversos – desde os povos indígenas da América Latina às minorias religiosas na Ásia do Sul e às minorias étnicas nos Bálcãs e em África, até os imigrantes na Europa Ocidental– as pessoas estão se mobilizando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Gênero e Diversidade Sexual
  • Conceitos de gênero, etnia e raça: reflexões sobre a diversidade cultural na educação escolar
  • Diversidade Étnico-Cultural, Sexual e de Gênero
  • Globalização, educação e diversidade cultural
  • Educaçao e diversidade cultural
  • Educaçao e diversidade cultural
  • Educação e diversidade cultural
  • Educação e diversidade cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!