Diversidade Biológica dos Protostomados

Páginas: 34 (8351 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
Aula 17 - Filo Artrópoda
1) Sobre os artrópodas, descreva:
Simetria: são bilaterais, metaméricos e o corpo é dividido em tagmas; possuem apêndices articulados, que podem estar modificados para funções sensoriais, obtenção de alimento, rápida locomoção, natação, etc.
Exoesqueleto: é uma sinapomorfia dos Arthropodas Sua função é proteger eficientemente o corpo sem sacrificar a mobilidade e aagilidade do animal. Entretanto, impõe sérias restrições ao crescimento, o qual precisa ser feito através da muda.
Sistema digestivo: Possuem tubo digestivo completo. Peças bucais formadas por apêndices modificados e adaptadas para diferentes tipos de alimentação. O tubo digestivo dos artrópodes se caracteriza pela presença de um estomodeu e de um proctodeu bem desenvolvidos, ambos de origemectodérmica. Essas duas regiões são revestidas por uma fina camada de cutícula e constituem, respectivamente, o tubo digestivo anterior e o tubo digestivo posterior. A região intermediária, derivada do endoderma, forma o tubo digestivo médio.
O tubo digestivo anterior está relacionado, principalmente, à ingestão, trituração e armazenamento dos alimentos. O tubo digestivo médio é o local da produçãode enzimas, digestão e absorção dos alimentos. Todavia, em muitos artrópodes, as enzimas são enviadas para frente e a digestão se inicia no tubo digestivo anterior. Freqüentemente, a área superficial do tubo médio é ampliada devido à presença de cecos gástricos e glândulas digestivas. O tubo digestivo posterior atua na absorção de água e na formação das fezes.
Sistema circulatório: Sistemacirculatório aberto, formado por um coração dorsal contráctil e artérias que se abrem na hemocele. O coração dos artrópodes é um tubo muscular perfurado por pares de aberturas laterais chamadas óstios. Sua posição e tamanho variam dentro do filo. A contração (sístole) do coração é gerada por músculos da parede cardíaca, enquanto a expansão (diástole) e enchimento resultam da presença de fibrassuspensórias elásticas e, em alguns táxons, da atividade de músculos suspensórios. Durante a diástole, o sangue, proveniente da hemocele, entra no coração através dos óstios. A sístole cardíaca faz com que o sangue se desloque para a parte anterior do corpo. Do coração, o sangue passa para artérias e, eventualmente, para a cavidade hemocélica, banhando diretamente os tecidos. Ele retorna ao coração porvárias rotas através da hemocele. O sangue dos artrópodes possui vários tipos celulares e, em alguns casos, os pigmentos respiratórios hemocianina ou, menos comumente, hemoglobina.
Sistema respiratório: Respiração efetuada pela parede corporal, brânquias, traquéias ou pulmões em livro. Muitos artrópodes terrestres possuem um sistema traqueal altamente eficiente, o qual conduz o oxigênio diretamentepara os tecidos e células. Esse sistema, que tende a impor limites ao tamanho do corpo, torna possível a manutenção de elevadas taxas metabólicas. Os artrópodes aquáticos freqüentemente respiram por meio de brânquias.
Sistema excretor: Sistema excretor formado por glândulas coxais, antenais ou maxilares ou por túbulos de Malpighi. Os túbulos de Malpighi se inserem no tubo digestivo posterior(proctodeu) e possuem a extremidade distal fechada. Eles se localizam na hemocele, estando em contato direto com o sangue. Os elementos a serem excretados passam do sangue para os túbulos e destes para o tubo digestivo, onde são eliminados juntamente com as fezes. As glândulas coxais, antenais e maxilares são projeções saculiformes, pareadas e cegas, que se localizam na hemocele e se ligam, por meio dedutos, a poros excretores. As glândulas são nomeadas de acordo com a posição de seus poros excretores, que podem ser adjacentes aos apêndices coxais, antenais ou maxilares. Essas projeções saculiformes são derivadas do celoma. Assim, os seus dutos podem representar metanefrídios que originalmente drenavam a cavidade celomática. Os elementos a serem excretados passam do sangue para as projeções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O QUE É DIVERSIDADE BIOLÓGICA?
  • diversidade biológica
  • A diversidade biologica
  • convenção sobre diversidade biológica
  • Ameaças a diversidade biológica
  • Índice de diversidade biológica
  • CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA
  • diversidade e unidade biologica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!