Divergencia e Convergencia de placas

Páginas: 6 (1400 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
DIVERGÊNCIA E CONVERGÊNCIA DE PLACAS ATRAVÉS DAS CORRENTES DE CONVECÇÃO DO MAGMA

Explicações das páginas do livro do aluno nº: 77 e 78.
Observar as imagens que estão no livro para melhor entendimento.

1. Zonas de divergência de placas tectônicas:
Correntes de convecção provocam o afastamento das placas acontecendo a expansão entre as placas> principalmente no fundo dos oceanos> o magmaabre fendas no assoalho e extravasa lavas dando origem a novo relevo>

Exemplo: Montanhas submersas de nome Dorsal meso-oceânica.

2. Zonas de Divergência de Placas:

Encontro de duas ou mais placas > provoca 02 fenômenos diferentes: SUBDUCÇÃO e OBDUCÇÃO;

a) Subducção:

Encontro entre 02 placas > acontece o mergulho, ou seja, a subducção de uma delas > A placa que desceu para o interiordo Planeta funde-se devido as altas temperaturas (por está próxima do manto) seu destino final > a outra placa é pressionada no sentido contrário > surgindo as chamadas: Dobras ou Dobramentos no Relevo, na borda de contato(o lugar de encontro entre placas).

Exemplo de elevações do terreno provocadas pela subducção:

1. Cordilheira do Himalaia, na Ásia > devido o choque entre as placas:Australo-Indiana e a Eurasiática.
2. Cordilheira dos Andes, na América do Sul > devido o choque entre as placas: Sul Americana e a Nazca.
3. Os Alpes, na Europa, devido o choque entre as placas: Africana e Euroasiática.

b) Obducção:

Encontro entre placas acontecendo o deslizamento horizontal em direções opostas > provocando falhas e fissuras na superfície terrestre> origina os Vales eDepressões ao longo das Bordas de Contato> ocorrem também terremotos>
Exemplos: A Falha de San Andreas, nos EUA na Califórnia, devido a colisão entre as placas: Pacífica e a Norte-Americana.


ATIVIDADE DE PESQUISA

Apresente as principais características das formas de relevo citados como exemplos de divergência e de Convergências de Placas tectônicas da explicação acima:

(A) Dorsalmeso-oceânica:
Também chamada dorsal submarina ou dorsal meso-oceânica ou crista média oceânica, é o nome dado a grandes cadeias de montanhas submersas no oceano, que se originam do afastamento das placas tectônicas. O surgimento das placas e seu consequente afastamento são devidos às correntes convectivas de magma divergentes no manto, que dão origem a riftes. As dorsais submarinas dosoceanos estão conectadas, formando a maior cadeia de montanhas do mundo, com cerca de 65.000 km de extensão. Esta cadeia montanhosa seria vista do espaço, não fossem os oceanos. É diferente das cadeias continentais na composição formada por basaltos isentos de deformação.

(B) Cordilheira do Himalaia:

A Cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia montanhosa do mundo e nasceu do resultado damaior colisão de continentes da Terra, entre as placas Asiática e Indiana, que continuam em movimento, fazendo com que as montanhas sejam projetadas para cima em cerca de cinco milímetros ao ano.
A Cordilheira do Himalaia abrange 05 países (Índia, China, Butão, Nepal, Paquistão), tem cerca de 2.500km de extensão e chega a ter uma largura de até 400 km. •. A cadeia montanhosa doHimalaia é o lar dos picos mais altos do planeta, tendo o monte Everest (8.848m) como ponto culminante, somente no Himalaia há mais de 100 picos excedendo os 7.200m de altitude.
Na cordilheira do Himalaia estão localizadas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros, projeto de muitos montanhistas. A primeira pessoa a escalar todos os 14 cumes foi o montanhista italiano Reinhold Messner, que completoua façanha em 1986. As altas altitudes do Himalaia são cobertas por neve durante todo o ano, contendo um grande número de glaciares, que dão origem aos maiores rios da Ásia. Um dos mais importantes rios que nascem na cordilheira é o Ganges, que só na Índia provê água para beber e para o cultivo de mais de 500 milhões de pessoas. O Rio Ganges é considerado sagrado para o povo hindu, e todo o ano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Convergencias e Divergencias
  • Convergência ou Divergência?
  • Divergencia e convergencia
  • Resenha Convergências e Divergências
  • convergencias e divergencias da psicologia
  • Divergencias e convergencias nas DCNs
  • Convergências e divergências com a proposta freudiana
  • convergencia e divergencia entre a filosofia e epistemologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!