Divercidade cultural - culinaria india

763 palavras 4 páginas
Culinária da Índia
A culinária da Índia é o nome genérico da culinária do subcontinente indiano, caracterizada pelo extenso uso de vários tipos de temperos, ervas e outros vegetais, além de frutas locais. Cada família da cozinha indiana possui um extenso sortimento de pratos e técnicas culinárias. Como consequencia, ela varia de região para região, refletindo a variedade demográfica e a diversidade étnica do subcontinente.
A crença e a cultura hindu vêm mostrando grande influencia na evolução da cozinha indiana. Porém, a culinária indiana é interpretada como resultado das grandes interações regionais do subcontinente com os mongóis e britânicos fazendo dela uma mistura única de várias cozinhas internacionais. cada tempero comercializado entre a Índia e a Europa como o maior catalisador da era dos descobrimentos europeu. O período colonial introduziu a culinária européia na Índia, o que diversificou ainda mais a cozinha indiana. A cozinha indiana vem influenciando as cozinhas por todo o mundo, especialmente no sudeste da Ásia e no Caribe.
Por que a vaca é sagrada na Índia? por Elisa Menezes
A santidade da vaca é um dos preceitos da religião hindu. Textos sagrados, como os Vedas, compilados por volta de 1500 a.C., associam o animal à fertilidade e a divindades como Krishna, que teria sido pastor. O hinduísmo sofreu ainda a influência de outra crença, o jainismo, que prega o vegetarianismo e a não violência. Assim, associada à figura materna por fornecer leite, a vaca também virou objeto de devoção por suas qualidades simbólicas, como humildade e docilidade. Para ter uma ideia do status da ruminante, ela é considerada mais "pura" que a casta mais elevada da sociedade indiana: os brâmanes (sacerdotes). Não à toa, na maioria dos estados indianos o abate desse animal é proibido e, para desespero de muitos guardas de trânsito, ela pode circular com desenvoltura pelas ruas sem ser incomodada. Mas a adoração da vaca não é uma unanimidade na Índia. Embora cerca de 80%

Relacionados