DIV RCIO SEM ADULT RIO DEVE

1196 palavras 5 páginas
inst it ut o gam alie l.co m

http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/divo rcio -sem-adulterio -deve/teo lo gia

DIVÓRCIO SEM ADULTÉRIO, DEVE? digg “(…) É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?” (Mateus 19:3).
Recebo um e-mail de um querido irmão em Cristo. Ele me pergunta, de f orma clara e direta, se um homem pode se divorciar de sua esposa, com a qual mantém um casamento de anos, amigavelmente (sem que tivesse existido o adultério em uma das partes); se esse tipo de divórcio tem amparo bíblico. Conf esso que essa não é uma resposta tão simples como muitos podem achar. Um casamento cristão pressupõe basicamente compromisso, af inidades, objetivos, busca de interesses comuns e, claro, amor. Casamento é comunhão, acordo que ambos aceitam assumir, desde o momento em que deixam suas f amílias de origem e decidem seguir a vida juntos. Mas casamento também pressupõe af inidade sexual (ambos se proporcionarem prazer), organização e planejamento econômico; enf im, vida em comum (e não incomum).
Tudo que se relaciona a casamento passa pelo crivo e pela decisão de um marido e de uma mulher
(sabendo-se que aí um e outro têm suas responsabilidades gerais e específ icas). Ou seja, não se concebe um casamento f ora desse laço, dessa união, dessa reciprocidade e comunhão.
A f amília é resultado do casamento; ela se f orma a partir dele. Casamento pleno e perf eito para DEUS se estabelece entre um homem e uma mulher, no Civil e na Igreja, diante das autoridades eclesiásticas e das testemunhas. Família, segundo a Bíblia, é responsável por gerar f ilhos e gerações seguintes. E o divórcio onde entra nessa história?
Ele é citado diretamente na Bíblia apenas seis vezes: em Deuteronômio 24:1; em Isaías 50:1; em Jeremias
3:8; em Malaquias 2: 16; em Mateus 19:7 e em Marcos 10:4. Também há outras ref erências indiretas como escreveu o apóstolo Paulo na Primeira Carta à Igreja de Corinto, capítulo 7, versículos 10, 11e 27. Vejamos o que diz cada versículo

Relacionados

  • direito da familia
    44287 palavras | 178 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas