diuversidade

1006 palavras 5 páginas
Introdução O objetivo desse estudo é proporcionar uma oportunidade de reflexão sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, enfatizado o direito de estarem inseridos no sistema de educação, mostrando a importância de como é feito o processo de acolhimento, assim sera feita uma analise na rotina escolar de um aluno que teve paralisia infantil , outra ação igualmente importante é o envolvimento de gestores, professores e colegas na organização da escola inclusiva.

Desenvolvimento
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo qualitativo, que tem o objetivo de realizar uma leitura sistemática e reflexiva sobre o tema a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar. Período em que mundialmente se fala na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino. Sabemos que a legislação é explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças. Por outro lado, se a política de inclusão educacional traz benefícios para todos, também lança novos desafios para instituições, professores e sociedade. É importante ressaltar que não é suficiente apenas esse acolhimento, mas que o aluno com necessidades educacionais especiais tenha condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades. Desta maneira, é preciso, que os sistemas de ensino estejam preparados para receber estes alunos para que além de assegurar essas matrículas, assegurem também à permanência de todos os alunos, sem perder de vista a intencionalidade pedagógica e a qualidade do ensino.
No município de Mata VERDE MG, é feito um trabalho conjunto em que a participação de gestores, professor, monitoras, psicólogo e alunos, esse trabalho em equipe faz toda a diferença, o aluno Antônio Carlos de Sousa, 32 anos, que teve paralisia infantil, apesar do comprometimento motor do

Relacionados