Diuréticos

Páginas: 11 (2506 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
1. Diuréticos
Os diuréticos são os medicamentos mais utilizados para o tratamento da hipertensão arterial: possuem ação anti-hipertensiva em monoterapia e efeitos sinérgicos ao serem associados com outros fármacos anti-hipertensivos. Eficazes, econômicos e com poucos efeitos adversos, junto com um grande grupo de estudos com resultados positivos no tratamento de hipertensão arterial, osdiuréticos são os medicamentos de primeira linha.
Segundo Goodman e Gilman (2012, p. 677) “... os diuréticos são fármacos que incrementam a velocidade do fluxo da urina”. Mas o mecanismo de ação arrasta consigo além de água outros íons e cátions, dentre eles o sódio e cloro. Os diuréticos agem em torno do líquido extracelular para reduzi-lo através da excreção de NaCl (um dos principais fatoresdeterminantes do líquido extracelular). O real efeito sobre a hipertensão se dá a largo prazo quando ocorre a diminuição da resistência vascular e o gasto cardíaco retorna ao seu valor normal junto com o líquido extracelular devido ao processo compensador provocado pelo mecanismo de renina-angiotensina-aldosterona.
Esses fármacos também produzem efeitos sobre outros cátions como, por exemplo, potássio,magnésio, cálcio, hidrogênio entre outros. Sabe-se que o uso diário também acarreta em desequilíbrios hidroeletrolíticos e metabólicos de importância clínica, sendo a hipocalemia a mais frequente. A perda urinária de potássio ocorre em todos os diuréticos que agem sobre o túbulo contorneado distal, mas nos tiazídicos principalmente por possuírem uma ação prolongada impedindo que os mecanismos deretenção atuem sobre o potássio. Podemos citar como distúrbio metabólico o aumento da resistência vascular à insulina, em pacientes com níveis de glicose discretamente elevados que passaram a um aumento patológico após o uso diário, principalmente de tiazídicos.
Os diuréticos são classificados de diversas maneiras (estrutura química, eficácia, sitio de ação), mas neste trabalho, seguiremos o modeloproposto por Goodman e Gilman, organizando-os de acordo com seu mecanismo de ação:
Inibidores da anidrase carbônica
Diuréticos osmóticos
Inibidores transporte de sódio, potássio e cloro
Inibidores de transportadores paralelos de sódio e cloro
Inibidores dos condutos de Na+ do epitélio renal


1.1 Inibidores da anidrase carbônica
A anidrase carbônica está presente em diversas áreas donéfron, entre elas a membrana luminal e basolateral, citoplasma das células epiteliais e hemácias da circulação renal. Sua localização predominante, contudo, é na membrana luminal do túbulo proximal onde a enzima catalisa um dos passos importantes do bicabornato, a desidratação do ácido carbônico (H2C03).
1.1.2 Mecanismo de ação:
O HCO3 é transportado através da membrana basolateral. O H + ésecretado no lúmen tubular em troca de Na +, logo o H + se combina com um HCO3 filtrado (utilizando anidrase carbônica) para formar H2CO3 que imediatamente se dissocia em H2O e CO2 que é reabsorvido. Portanto, um bicarbonato filtrado é reabsorvido para cada H + secretado. Inibidores da anidrase carbónica, por bloqueio da enzima, conseguem prevenir que a reabsorção de NaHCO3- ocorra e, portanto, adiurese. Assim, além de excretar NaHCO3 há também diminuição de bicabornato total corporal.
1.1.2 Efeito sobre a excreção urinária:
Com a perda de HCO3 e a inibição de ácido e secreção de NH4 no sistema do ducto coletor, aparece a acidose metabólica, assim como um aumento de sódio e excreção de potássio. Ao inibir a reabsorção do túbulo proximal, a elevação da carga de soluto para a mácula densaincrementa a resistência arteriolar aferente diminuindo assim o fluxo sanguíneo renal e taxa de filtração glomerular (regulação do feedback túbulo glomerular).
1.1.3 Farmacocinética:
Os inibidores de anidrase carbônica são bem absorvidos após administração por via oral, sendo que sua secreção se faz pelo túbulo proximal.
1.1.4 Indicações terapêuticas:
Por possuírem baixa eficácia, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diuréticos
  • Diureticos
  • Diuréticos
  • Diureticos
  • diureticos
  • diureticos
  • diuréticos
  • Diureticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!