ditadura

Páginas: 11 (2522 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

DITADURA E SERVIÇO SOCIAL 

UMA ANÁLISE DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL PÓS-64 

RESUMO 

As transformações no Serviço Social brasileiro iniciaram a partir das mudanças econômicas, sociais e políticas. O autor nos remete, neste capítulo, as raízes culturais e a formação dos processos da época ditatorial, fazendo com que possamos refletir até nos problemas que os acadêmicos sofreramnaquela época. 
Manifestações culturais ocorreram de forma autocrítica e mesmo com toda violência o processo cultural não foi interrompido. Netto, na primeira parte do seu livro, busca explicar a sociedade política-cultural no golpe de Abril de 64 para que entendamos as mudanças sociais e as mudanças no Serviço Social. 

Palavras-chave: Ditadura; Autocracia; Cultura.
 










AAUTOCRACIA BURGUESA E O “MUNDO DA CULTURA” 


1.1 A SIGNIFICAÇÃO DO GOLPE DE ABRIL 

Uma sucessão de golpes não acontecia apenas no Brasil, mas seu plano de fundo era “uma substancial alteração na divisão internacional do capitalismo do trabalho”. O golpe de abril tem particularidades históricas no Brasil, são conhecidas “estruturas de atividades econômicas básicas internas cujo eixo de gravitaçãoera o mercado externo”. O desenvolvimento capitalista, a exclusão dos populares de decisões políticas e a convergência destes impediu o desenvolvimento da sociedade civil. 
Após Goulart assumir o executivo, “forças democráticas vinculadas mormente às classes subalternas mobilizaram-se febrilmente”. A partir disto começam as articulações sindicais e reformas de base. Com a mobilizaçãode trabalhadores urbanos e rurais, e um destaque para camada de intelectuais, os seus desdobramentos era um reordenamento político-social. Neste governo houve uma desaceleração do crescimento, sendo que fatores aconteceram apenas para beneficiar poucos, com tantos problemas sócio-economicos, Goulart perde sua autonomia política. 
O golpe de Abril foi um pacto contra-revolucionário, uma reversãoda formação social brasileira. “Nesse sentido, o movimento cívico-militar de abril foi inequivocamente reacionário – resgatou precisamente as piores tradições da sociedade brasileira. “Mas, ao mesmo tempo em que recapturava o que parecia escapar (e, de fato, estava escapando mesmo) ao controle das classes dominantes, deflagrava uma dinâmica nova que, a médio prazo, forçaria a ultrapassagem dosseus marcos.” 





1.2 A AUTOCRACIA BURGUESA: O “MODELO” DOS MONOPÓLIOS 
O Brasil era dominado pela elite, esta classe social tinha representação nas esferas políticas, porém seu idealismo começou a contradizer com a democracia da classe popular que emergia. 
O Estado dava o poder nas mãos dos monopólios imperialistas e oligarquias financeiras, aumentando brutalmente asdesigualdades regionais e sociais. 
“As linhas-mestras deste ‘modelo’ conduzida no interesse do monopólio: benesse ao capital estrangeiro e aos grandes grupos nativos, concentração e centralização em todos os níveis etc. – consagradas inclusive em tentacular repertório operativo e normativo (fora de qualquer controle democrático ou parlamentar) acionado por conselhos e coletivos diretamente atrelados aogrande capital.” 
Em suma, o modelo monopolista foi beneficiado pela ditadura, elitizado no mercado interno e direcionado para o mercado externo. 

1.3 O PROCESSO DA AUTOCRACIA BURGUESA 

Foram 15 anos(1964-1979) de autocracia burguesa, mas isto não significa que seja considerado que mesmo após o fim do ciclo o Estado deixou de ser articulado pela elite. “ e de modo inédito ... foi aincapacidade de a ditadura reproduzir-se como tal...decisivamente, ao reingresso aberto da classe operária urbana na cena política”. 
Para Netto, o importante é explicar os processos e não seu conteúdo histórico, sendo assim a autocracia evoluiu nos diferentes governos da época ditatorial (1964 a 1968 governo Castelo Branco e parte do governo Costa e Silva; 1968 a 1974 o intermezzo da Junta militar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ditadura
  • DITADURA
  • ditadura
  • ditadura
  • A ditadura
  • Ditadura
  • ditadura
  • Ditadura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!