Ditadura e serviço social

Páginas: 6 (1327 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
A significação do golpe de abril
Nunca se escapou aos analistas da ditadura brasileira que sua emergência inseriu-se num contexto que transcendia largamente as fronteiras do país. escrevendo num mosaico internacional em que ma sucessão de golpes do Estado era somente o sintoma de um processo de fundo. A finalidade de contrarrevolução preventiva era a tríplice com os seus objetivosparticulares intima e necessariamente econômico capitalista, marcado por um ritmo e uma profundidade maiores da internacionalização do capital golpear e imobilizar os protagonistas sociopolíticos habilitados a resistir a esta reinserção subalterna no sistema capitalista e enfim dinamizar em todos os quadrantes as tendências que podiam ser catalisadas contra a revolução e o socialismo.
Os resultadosgerais da contrarrevolução mostram-se nítidos a partir da segunda metade da década de sessenta, tais resultados por si só indicadores consistentes do sentido e do conteúdo internacionais do processo em tela porem alcançaram mediante vias muito diferenciadas, especificas que caracterizam na sociedade em que se materializam formas econômicas, sociais e políticas cuja peculiaridade só é apreensível seconsiderar os movimentos endógenos aos quais se engrenavam as iniciativas imperialistas. A significação do golpe de abril, sem menosprezo da contextualidade internacional da contrarrevolução preventiva, deve ser buscada na particularidade histórica brasileira.
As linhas de força que mais decisivamente contribuíram para perfilar esta particularidade são conhecidas: a construção, desde o períodocolonial e com assombrosa, todavia explicável, perdurabilidade, de um arcabouço de atividades econômicas básicas internas cujo eixo de gravitação era o mercado externo.
A confluência destas linhas de força, sua interação recíproca com variável ponderação das suas respectivas importância em diversos momentos do processo de formação do Brasil moderno, acabaram por configurar uma particularidadehistórica (cujas expressões definidas já apareciam nítidas, na Primeira Republica, mas que, a partir da sua crise, só fazem se precisar progressivamente) salientada em três ordens de fenômenos, distintos porem visceralmente conectados.
Em primeiro lugar, um traço econômico- social de extraordinárias implicações operave-se sem desvencilhar-se de formas econômicas sociais que a experiência histórica tinhademonstrado que lhe eram adversas. Na formação social brasileira, um traço típico e desenvolvimento capitalista consistiram precisamente em que se deu sem realizar as transformações estruturais que noutras formações constituíram as suas pré-condições.
Em segundo lugar, uma recorrente exclusão das forças populares dos processos de decisão políticas. Ou seja, as classes dominantes sempreencontravam meios e modos de impedir ou travar a incidência das forças comprometidas com as classes subalternas, por meios sinuosos ou mecanismo de coerção aberta tais setores conseguiram que um fio condutor costurasse a constituição da historia brasileira, a exclusão da massa do povo no direcionamento da vida social.
Em terceiro lugar, e funcionando mesmo como espaço, como topus social, de convergênciadestes dois processos, o especifico desempenho do Estado na sociedade brasileira trata-se da sua particular relação com as agencias da sociedade civil. Não e que ele se sobreponha a ou impeça o desenvolvimento da sociedade civil: antes consiste em que ele, sua expressão potenciada e condensada, tem conseguido atuar com processo como um vetor de desestruturação da sociedade que expressam osinteresses da classe subalternas. O Estado que historicamente serviu de eficiente instrumento contra a emersão, na sociedade civil, de agencias portadoras de vontades coletivas e projetos alternativos, nossa formação social brasileira aparece na dinâmica da organização da economia e da sociedade no processo em que as relações capitalistas saturam e determinam o espaço nacional.
Ora, precisamente estas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seso ditadura e serviço social
  • O serviço Social na Ditadura Militar
  • Ditadura e serviço social
  • fichamento ditadura e serviço social
  • Resumo: Ditadura e Serviço Social
  • Fichamento Ditadura e Serviço Social
  • Ditadura e servico social
  • SERVIÇO SOCIAL PSICOLOGIA E A DITADURA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!