Ditadura e Serviço Social

Páginas: 12 (2878 palavras) Publicado: 17 de maio de 2015
Faculdade Novos Horizontes, 2013

Fichamento livro:
Ditadura
e
Serviço Social
José Paulo Neto







Alunas: Angela Teodoro Manoel
Kerlen dos Santos Costa
Prof ª: Camila 4º Período Serviço Social
Ditadura e serviço social
Quando a ditadura se iniciou, ela se colocava frente a população como algo que estava acontecendo paraà construção de um novo país. Houve uma relação, nas áreas da economia, no social e política, culturas e ideologia que configuram um sentido advindo da imposição, por mecanismos basicamente coercitivos, de uma estratégia de classe. O objetivo era de controle da massa, iniciando se em domínio dos principais representantes sociopolíticos habilitados a resistir a esta reinserção mais subalterna nosistema capitalista, e assim dinamizar em todas as áreas tendências que podiam ser catalisadas contra a revolução e o socialismo. O momento do golpe de Abril teve como força a construção desde o período colonial e de um duradoura estrutura de atividades econômicas internas cujo o centro era o mercado externo, o mercado mundial em emergência e logo depois, em consolidação.
Neste processo de formaçãodo Brasil moderno, houveram-se representações como particularidade histórica. A primeira foi que o desenvolvimento capitalista se empenhava em se desprender de formas econômicos sociais que a experiência histórica tinha demonstrado que eram adversas. Em segundo plano, houve a exclusão das forças populares dos processos de decisão política. Em terceiro lugar, o desempenho do Estado na sociedadebrasileira, faz como que o mesmo consiga exercer seu papel de desestruturação, seja pela repressão das agencias da sociedade que despertam os interesses das classes menos favorecidas, ou seja, pela incorporação desfiguradora.
Este pacto tinha como finalidade, apenas assegurar o esquema de acumulação que garantiria o prosseguimento de tal padrão, contudo, adaptando- os às novas questões internas eexternas que emolduravam, de um lado, o próprio patamar a que ele chegara e, de outra, o contexto internacional do sistema capitalista, que se alterava de forma acentuada durante as décadas 50 e 60.
A sociedade brasileira estava sob domínio da burguesia, gestada essencialmente pela contrariedade entre as demandas originarias da dinâmica do desenvolvimento embasado na industrialização pesada e amodalidade de intervenção, articulação e representação das classes e camadas sociais no sistema de poder político..
A autocracia burguesa teve como objetivo dominar o país, inclusive interferir na cultura.  A intervenção imediata do Estado se baseava no circuito da difusão dos produtos culturais; neste domínio é que a política cultural se instrumentaliza diretamente, mediante os mecanismos maisvariados, podendo ser dentre eles, a repressão, censura e programas de apoio econômico. A seletividade destes, na difusão, compromete o próprio desenvolvimento da produção.
A primeira fase da política cultural necessária à autocracia burguesa, a fase repressiva, “negativa”, não advinha de qualquer obscurantismo congênito à dominação burguesa. Ele denotava um dado de realidade no mundo da cultura: se osvieses elitistas, alienados e alienantes eram indiscutíveis e dominantes desde há muito germinavam e se adensavam tendências que se direcionavam para a superação. Já a segunda face política cultural, reclamada pela autocracia burguesa, consistia em alentar tendências que, no “mundo da cultura”, lhe assegurassem, na melhor das hipóteses, tanto uma efetiva legitimação ideal, ou, na pior, quanto aausência de contestação concreta, garantindo-lhe, simultaneamente, o aporte de quadros técnicos e científicos.
Mas a intenção e as estratégias equalizadoras nunca asseguraram a inteira administração do “mundo da cultura”: alimentadas pelas tensões entre a sua própria dinâmica e as exigências da autocracia burguesa, potenciadas pela resistência democrática e pelo movimento popular, as colisões e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seso ditadura e serviço social
  • O serviço Social na Ditadura Militar
  • Ditadura e serviço social
  • Ditadura e serviço social
  • fichamento ditadura e serviço social
  • Resumo: Ditadura e Serviço Social
  • Fichamento Ditadura e Serviço Social
  • Ditadura e servico social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!