Ditadura militar

Páginas: 2 (263 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Ditadura Militar (1964 – 1985) - Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regimemilitar.

Ogolpe militar de 1964:
- A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961.

- O governo de João Goulart foi marcado pela abertura às organizações sociais.Estudantes,organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares eclasse média. Todos temiamuma guinada do Brasil para o lado socialista.

- Manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniumilhares de pessoas pelas ruas docentro da cidade de São Paulo.

- Os militares tomam o poder com o apoio da Igreja Católica, setores conservadores, classe média e até dos Estados Unidos.- Decretado em 9 de abril o AI-1 – quecassava mandatos políticos de opositores ao regime militar e tirava a estabilidade de funcionários públicos.
- Com o Golpe Militar, o Brasil ficoualiado número 1 dos EUA na América Latina, assim, o Brasilconseguiu grandes empréstimos e investimentos diretos na economia. Os investimentos estrangeiros levaram grande número de pequenas emédias empresas à falência

- Rompeu-se relações diplomáticascom Cuba e outros países socialistas

Capítulo 40
GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967):

- Vários parlamentares federais eestaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitospolíticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar.

- Editou o AI-2,estabelecendo eleições indiretas para presidente e instituído o bipartidarismo:Movimento Democrático Brasileiro (MDB) = (oposição), e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) = (militares)
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ditadura militar
  • Ditadura militar
  • Ditadura militar
  • Ditadura militar
  • Ditadura Militar
  • Ditadura Militar
  • ditadura militar
  • ditadura militar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!