Ditadura militar e serviço social

Páginas: 5 (1139 palavras) Publicado: 12 de abril de 2013
Netto, José Paulo, 1947.
Ditadura e Serviço Social, uma análise do serviço social no Brasil pós-64/José Paulo Netto – 16. Ed. – São Paulo: Cortez/2011/ FVS – Faculdade Vale do Salgado

Aluno (a): Paula Geovana Olinda de Queiroz

2. A Renovação do Serviço Social sob a Autocracia Burguesa

“Do estrito ponto de vista profissional, o fenômeno mais característico desta quadra relaciona-se arenovação do Serviço Social. No âmbito de suas naturezas e funcionalidade constitutivas.” (pág. 115)

“Nosso objetivo central, aqui, é oferecer um contributo á necessária análise deste processo de renovação, cujos rebatimentos são visíveis nos dias correntes.” (pág. 116)

2.1. A autocracia burguesa e o Serviço Social

“[...] a autocracia burguesa e a renovação do Serviço Social não é o mesmoque sugerir que a estratégia e o sentido da ditadura jogaram, intencional e prioritariamente, na erosão e na deslegitimação das formas profissionais consagradas e vigentes à época da sua emersão e consolidação.” (pág. 117)

“No que diz respeito á pratica dos profissionais, o processo da “modernização conservadora” (cf. capítulo 1, seção 1.2), tomado globalmente, engendrou um mercado nacional detrabalho, macroscópico e consolidado, para os assistentes sociais. O desenvolvimento das forças produtivas, na moldura sociopolítica peculiar da autocracia burguesa, saturou o espaço social brasileiro com todas as refrações da ‘’questão
social” hipertrofiadas e com sua administração crescentemente centralizada pelas políticas sociais do Estado ditatorial.” (pág. 119).

“A criação de um mercadonacional de trabalho para os assistentes sociais tem seus mecanismos originais deflagrados em meados dos anos quarenta(...)” (pág. 119).

“Até meados da década de sessenta, o mercado para os assistentes sociais, nesta área, era verdadeiramente residual e atípico (complementando efetivamente, no setor privado, pelas “obras sociais” filantrópicas que, embora girando na orbita estatal, não estavamligadas diretamente às agencias oficiais).” (pág. 122).

“Tais refuncionalização e expansão foram alcançadas praticamente no mesmo lapso em que se consolidou o mercado nacional de trabalho. Em pouco mais de uma dezena de anos, o sistema de ensino superior (público e privado) passou a oferecer em todo o país, cursos de Serviço Social numa escala impensável uma década antes se, em 1960, havia 1289estudantes de Serviço Social, 1971 o seu numero chegava a 6.352.” (pág. 124).

2.2 O processo de renovação do Serviço Social

“A apreciação do processo do Serviço Social no marco da autocracia burguesa indica que os movimentos da dinâmica profissional fizeram mais que responder funcionalmente as demandas e aos condicionalismos que aquela lhe colocava. (pág. 127).
“Panoramicamente, o Serviçosocial com que se depara o observador contemporâneo configura-se como um caleidoscópio de propostas teórico-metodológicas, com marcadas fraturas ideológicas, projetos profissionais em confronto, concepções interventivas diversas, praticas múltiplas, proposições de formação alternativas – sobre o patamar de uma categoria profissional como formas de organização antes desconhecidas e o plano defundo de uma discussão teórica e ideológica ponderável também inédita.” (pág. 127-128).

2.2.1. Traços do processo de renovação do Serviço Social

“Nesta ótica, a renovação do Serviço Social aparece, sob todos os aspectos, como um avanço: mesmo nas vertentes em que as concepções herdadas do passado não são medularmente postas em causa, registra-se uma articulação que lhes oferece uma arquiteturaque procura oferecer mais consistência á ordenação dos seus componentes internos.” (pág. 131).

“Começou a mudar de fato, a posição do Serviço Social em fase das ciências sociais: a condição de vazadouro das suas produções tende a ser deslocada por uma postura de critica dos seus fundamentos, o que implica o seu conhecimento especifico.” (pág. 132).


2.2.2. A erosão do Serviço Social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O serviço Social na Ditadura Militar
  • serviço social na ditadura militar
  • ditadura militar e serviço social
  • serviço social durante a ditadura militar
  • Ditadura militar no serviço social no Brasil
  • SERVIÇO SOCIAL- MUDANÇA NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR
  • O serviço social e o contexto histórico e político na ditadura militar
  • SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA DITADURA MILITAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!