Ditadura Militar no Drasil

381 palavras 2 páginas
Governo Figueredo (179-1985)
A vitória de MDB nas eleições em 1978 começa a acelerar o processo de redemocratização. O general João Baptista Figueredo decreta a lei da anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos. Os militares de linha dura continuam com a repreensão clandestina cartas –Bombas são colocadas em órgãos da imprensa e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no dia 30 de Abril de 1981, uma bomba explode durante um show no centro de convenções do Rio.O atentado fora provavelmente promovido por militares de linha dura, embora até hoje nada tenha sido provado.
Em 1979, o governo aprova a lei que restabelece o pluri-partidarismo no pais.Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade.O ARENA muda de nome a passa a ser PDS, enquanto o MDB passa a ser PMDB.Outros partidos são criados, como: Partido dos trabalhadores (PT) e o partido democrático Trabalhista (PDT).
A redemocratização e a campanha pelas diretas já.
Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas .A infração é alta e a recessão também.Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos.
Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participaram do movimento Diretas já. O movimrnto era favorável a aprovação da Emenda Dante de Oliveira qye garantiria eleições diretas para o presidente naquele ano.Para decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela câmara dos deputados.
No dia 15 de Janeiro de 1985, o colégio Eleitoral escolheria o deputado Tranquedo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo pres idente da republica. Ele fazia parte da Aliança Democrática - O grupo da oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal.
Era o fim do regime militar . Porem Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo.Assume o vice presidente José Sarney. Em

Relacionados

  • A Pol tica Externa de JK CPDOC
    28358 palavras | 114 páginas