Ditadura Militar no Brasil

Páginas: 12 (2923 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Ditadura Militar
No
Brasil



Índice:


*Período da ditadura militar
*Antecedentes ao regime militar
*As principais características do regime militar no Brasil
*Abertura política e transição para democracia
*Os presidentes do período militar e suas principais ações





Introdução:


De 1964 a 1985, o Brasil viveu a Ditadura Militar, uma época em que osmilitares passaram a governar o país. Esse regime de governo foi chamado de ditadura, pois os governantes não eram escolhidos pela população e quem discordava do governo podia ser preso.O Congresso Nacional não podia controlar os generais presidentes. Os sindicatos, as universidades e os jornais eram vigiados pela polícia.Em seus 21 anos de duração, o regime militar exerceu uma pressão permanentee sufocante sobre a vida artística e cultural. Proibiu peças de teatro, mutilou canções, censurou filmes, prenderam artistas, escritores, jornalistas, compositores etc. Sempre houve resistência ao regime: passeatas estudantis, guerrilha urbana e rural, mobilização dos operários, jornalistas, professores, camponeses, donas de casa, políticos e estudantes todos disseram não a ditadura e lutarambravamente pela abertura política.


*Período da ditadura Militar:



Entre os anos de 1964 e 1985, o Brasil foi governado pelos militares. Nesse tempo, com um pouco mais de duas décadas de duração, vemos o acontecimento de várias situações que mostram as diversas transformações vividas nessa época. Na política, vemos que o regime militar diminuiu os espaços de participaçãopolítica dos cidadãos. Naquela época, o governo permitiu apenas que dois partidos políticos funcionassem: a Aliança Renovadora Nacional, também conhecida como ARENA, e o Movimento Democrático Brasileiro, mais comumente chamado de MDB.

Os partidos influenciados pelos valores comunistas e socialistas foram proibidos de funcionar, pois eram considerados ameaçadores à segurança nacional. Para algunsestudiosos, essa proibição teve influência do cenário político internacional, que foi marcado pela Guerra Fria. Nesse tempo havia uma forte oposição entre os países socialistas e capitalistas. Os Estados Unidos, maior nação capitalista do mundo, se esforçava politicamente para que as nações da América não fossem governadas por grupos políticos socialistas e capitalistas e, por tal motivo, apoiou oregime militar brasileiro.

No momento em que o regime militar ganhou força, os grupos de comunistas e socialistas foram desarticulados pelos militares. Em resposta, alguns dos integrantes desses grupos decidiram pegar em armas para lutar contra o regime militar, formando as chamadas guerrilhas. Tal situação acabou gerando vários episódios de violência: como o uso da tortura como forma deintimidar os que lutavam contra o regime militar ou a realização de atentados contra as instituições militares que defendiam o governo.

No campo econômico, vemos que o Brasil experimentou situações bastante diferentes. No começo do regime militar a inflação e as mazelas sociais tomavam conta de toda a nação. Para tentar superar esse problema, os militares abriram a economia para o capitalestrangeiro, buscaram financiamento no exterior e realizaram grandes obras. Tal situação acabou criando o chamado “Milagre Econômico”, no qual o país teve grande índices de desenvolvimento econômico. Entretanto, a partir da segunda metade da década de 1970, o aumento do preço dos combustíveis no mercado internacional fez com que os países estrangeiros deixassem de investir tanto no Brasil. Tal situaçãoacabou criando uma situação de grave crise econômica, aumento do custo de vida e congelamento dos salários.
De tal modo, o fim do regime militar foi marcado por uma situação econômica nada confortável para a maioria da população brasileira.

No campo da cultura e da comunicação, percebemos que as proibições impostas pelo regime militar foram bastante duras. Com um decreto conhecido como Ato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ditadura Militar no Brasil
  • BRASIL
  • Ditadura Militar no Brasil
  • Ditadura Militar no Brasil
  • exilados da ditadura militar a Brasil
  • A DITADURA MILITAR NO BRASIL
  • Ditadura militar no brasil
  • ditadura militar do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!