Ditadura Militar no Brasil

Páginas: 7 (1650 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014
Introdução








O presente trabalho realizasse no âmbito da disciplina de Cultura Brasileira e tem como tema principal a Ditadura Militar no Brasil.
Está organizado em três partes abordando 5 aspectos em relação ao mesmo tema; a história da ditadura militar, a contextualização da ditadura militar na Copa do mundo de 1970 e respectiva relação, o comentário e resumo do filme “Prafrente, Brasil” que aborda esta temática, a análise de uma canção que se tornou hino da copa do mundo e por fim faço um registo de obras e filmes relacionados com o tema.





Desenvolvimento
A Ditadura Militar


No dia 1º de Abril de 1964 o Brasil inicia uma fase nova da sua história sofrendo um golpe militar. Durante 21 anos o país viveu um regime de governo militar que marcou a sua nação,o seu povo e as suas respectivas instituições passando duas décadas de confronto entre forças políticas e sociais.

O Regime militar foi um período da política brasileira conduzida por militares. Essa época ficou marcada na história Brasileira através da prática de vários Atos Institucionais (mecanismos adoptados pelos militares para legalizar acções políticas não previstas ou até mesmocontrárias à Constituição) que colocavam em prática a censura, a guerrilha, a supressão de direitos constitucionais, a perseguição política, a falta plena de democracia e a repressão e tortura a todos aqueles que eram contrários ao regime militar vigente.
A Ditadura militar no Brasil conduziu ao afastamento do Presidente da República João Goulart, e á tomada de poder pelo Marechal Castelo Branco. Estegolpe de estado instituiu no país uma ditadura militar que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Várias organizações populares, estudantis e trabalhadoras ganharam espaço causando a preocupação das classes mais conservadoras (banqueiros, empresários, Igreja Católica, militares).
Temia-se uma viragem do Brasil para o lado socialista visto que neste período o mundo vivia no auge da GuerraFria, cujo objectivo principal era abolir as ideologias de esquerda. Os militares da época justificaram o golpe sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país e que precisava ser combatida.
Nos últimos anos do governo militar o Brasil apresentava diversos problemas, a inflação e a recessão eram altas. Enquanto isso a oposição ganhava terreno com o aparecimento de novos partidos e com ofortalecimento dos sindicatos.
A 15 de Janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral elegeu o deputado Tancredo Neves, que concorreu a presidente da República, era já visível o fim do regime militar, porém, Tancredo fica doente antes de assumir e acaba por falecer. Assume o cargo de vice-presidente José Sarney e em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil, a Constituição de 1988 que elimina aditadura militar e estabelece princípios democráticos no país.

A ditadura e o mundial
A crítica aos vínculos entre o futebol e a política no Brasil tem a sua relevância devido á existência da Copa do Mundo de 1970, no México
Na verdade, houve uma confluência de dois factos históricos: o aparecimento de uma das melhores gerações de futebolistas brasileiros que venceram a Copa do Mundo do Méxicoe por outro lado o momento mais repressivo da ditadura civil-militar que se apoderou do Brasil em 64. Desde cedo a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) se moldou ao estilo militar e diversas mudanças foram tomadas visando a vitória no México. A partir de 1969, com o governo Médici, passou a haver um maior investimento por parte do Estado no desporto. Durante a Copa existiu mesmo um grandesacrifício por parte do regime em ligar a selecção brasileira á imagem de Médici e respectivo governo. O anseio e vontade de vencer a Copa do Mundo fortaleceram uma ideia nacionalista, intervindo de certa forma no controlo da luta de classes existentes no país, e utilizando a vitória desportiva como exemplo e reflexo do crescimento económico do Brasil e como construção de uma potência. Através...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BRASIL
  • Ditadura Militar no Brasil
  • Ditadura Militar no Brasil
  • exilados da ditadura militar a Brasil
  • A DITADURA MILITAR NO BRASIL
  • Ditadura militar no brasil
  • ditadura militar do brasil
  • Ditadura Militar No Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!