Ditadura militar... golpe ou revolução?

Páginas: 8 (1872 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2012
1. Ditadura
Ditadura militar ou regime militar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares.
A Ditadura (Golpe Militar) no Brasil ocorreu entre 31 de março e 1° de abril de 1964, quando João Goulart assumiu a presidência após a renúncia de Jânio Quadros (que tinha ganhado a eleição com o maior numero de votos, não durando mais que seis meses suapassagem pela presidência). João Goulart assumiu a presidência, pois, segundo a constituição da época (1946), se o presidente renuncia, o vice presidente da republica assume, sendo este Goulart (ou, conhecido também como Jango). João foi destituído do poder pelos militares, apoiados pelas classes conservadoras, pela elite e setores das classes médias, descontentes com a crescente influência política delideranças sindicais esquerdistas (menos favoráveis a classe media) no governo federal.
Essa época foi toda marcada pela desorganização, falta de democracia, perseguição a política e repressão a todas as pessoas que ficavam contra o regime militar.
Os partidos que estavam se opondo a João Goulart o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista para implantar ideias comunistas.

2.Contexto Histórico
Goulart assumiu a presidência dia 7 de setembro de 1961. Era um político de longa carreira, aliado de Getulio Vargas. Veio do PTB, tendo forte liderança entre os trabalhadores urbanos. Por ter boa aproximação com os sindicatos, ele recebia longas criticas de setores bem conservadores da sociedade e das Forças Armadas, pois estes temiam sua aproximação com o comunismo. Esse detalheera muito importante na época, que foi marcada pela Guerra Fria, e pela disputa entre Estados Unidos e União Soviética. Apesar de tudo, Goulart tinha poucos poderes, principalmente porque alguns setores da direita tentaram impedir a posse de Jango.
Apenas depois de um acordo, foi instaurado um regime parlamentarista, o qual João era o presidente, mas quem realmente governava era o Congresso,através do primeiro ministro (Tancredo Neves).
A população não gostou muito da introdução do parlamentarismo. Por isto, em janeiro de 63, foi iniciado um plebiscito, que ia contra o regime parlamentarista, deixando o Brasil voltar a ser presidencialista, tendo como presidente, “definitivamente” João Goulart.
O presidente enfrentou serias oposições do Congresso, ao iniciar reformas na base (porexemple as medidas para conter a remessa de lucro do capital estrangeiro, ou seja, as multinacionais não poderiam mais levar todo o lucro que fizessem aqui). Com essa atitude, João ganhou inimigos poderosos. Não bastando, ele criou a SUNAB, que controla o abastecimento e fiscaliza os preços. Logo, empresários também ficam contra ele.
Jango se sente recuado, por isso, procura apoio na população,incentivando passeatas e manifestações recebendo grande ajuda de trabalhadores urbanos, grandes médios e pequenos propietarios e trabalhadores rurais, estudantes, intelectuais, militares nacionalistas e ate de alguns grupos parlamentaristas.
Porem, dirigentes sindicalistas começaram a promover greves, Só no ano de 1963 foram registrados mais de 173 grevistas em todo o país. Não contente, paramostrar a força do governo, Goulart faz grandes comícios na Central do Brasil (Rio de Janeiro). Suas propostas eram radicais: Ele anuncia a Encampação Refinarias de Petróleo estrangeiras, que passariam seu controle para a Petrobras. Anunciou também o tabelamento de alugueis e prometeu fazer reformas agrárias, fiscal bancaria e administrativa. O país ficou INDIGNADO, principalmente com a reforma agrária.Contra essas medidas, foi organizada em São Paulo uma grande passeata anticomunista, chamada de “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”. Os Estados Unidos também se opôs fortemente a Goulart.
Diante de tantas oposições, aconteceu o que mais se temia: em 31 de março de 1964, João Goulart é deposto da Presidência da Republica.
Inicia-se o que chamamos de Golpe Militar. Ou então......
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Golpe ditadura militar
  • Golpe Militar e Ditadura na Paraíba
  • Artigo: O golpe Militar e Ditadura no Brasil
  • OS 51 ANOS DO GOLPE MILITAR: DITADURA MILITAR NO BRASIL
  • Resenha: A revolução chilena e a ditadura militar
  • 50 ANOS DE GOLPE MILITAR TORTURA E DITADURA NUNCA MAIS
  • A Ditadura militar no Brasil teve seu in cio com o golpe militar de 31 de mar o de 1964
  • golpe militar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!