Ditadura mi... diática

Páginas: 5 (1077 palavras) Publicado: 28 de junho de 2013

Ditadura mi... diática
Por Roberto Francisco de O. Leite
francisco.leite@ufrgs.br

Na sacrificosa luta pela badalada democracia, ainda não se vislumbrou nada que pudesse acreditar no fim da exploração do homem pelo homem. As vitórias conquistadas ainda não atenderam aos anseios nem dos moderados, quanto mais dos libertários, e o totalitarismo passeia disfarçado de cordeiro pelas ruas danova ordem mundial. Só pode perceber o rabo do lobo no vestido da falsa vovozinha, aquele que não estiver hipnoticamente sugestionado pela propaganda ardilosa, a exemplo do agricultor e poeta popular Patativa do Assaré quando sapiensalmente versou:
Ninguém muda o mau custume,
Pode mudar o rejume,
Mas não muda o coração.
Esta análise, em vez de levar ao conformismo deve, ao contrário, alertarque a luta é muita mais profunda do que se imagina, pois como disse Heitor Reis em Rádios Comunitárias e Poder Público: "não há democracia política sem democracia dos meios de comunicação."
Embora muitas das vitórias a favor das liberdades individuais já estejam legalmente oficializadas, podem por isso mesmo deixar brechas e desamparar justamente aqueles para os quais as leis de proteção foramcriadas. Um exemplo é a abolição da censura que deveria causar uma abertura nos meios de comunicação para a diversidade cultural. O revés é que se utilizando do amparo à liberdade de expressão, o espaço midiático foi invadido pelo monopólio selvagem da música de fácil retorno financeiro que além de ser um ótimo meio de veiculação comercial, é a maneira mais sutil de causar modificaçõescomportamentais em bilhões de pessoas de todas as faixas etárias, gêneros e idades sem a utilização da violência repressiva.
Este modo de apropriação da arte musical se excede inclusive no desrespeito à ética da cidadania. O gênero feminino é o segmento mais visado, submetido diuturnamente a uma espécie de exploração sexual coletiva a despeito da forte legislação sobre os direitos da mulher. Em relação àsdrogas, os governos justificam enormes gastos para combatê-las, sem talvez perceberem o paradoxo que é, por exemplo, proibir a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, ao mesmo tempo em que permitem a apologia da bebedeira através das canções de massa.
É bom saber de iniciativas a este respeito, como a do governo da Paraíba que apoiou projeto do seu secretário de cultura, o cantor ChicoCézar, não liberando verbas públicas para bandas de forró "pejorativo", sendo apoiado até pelo presidente da Associação Cearense do Forró, Walter Medeiros, que disse: “Não é papel do Estado financiar a desconstrução da cultura popular". Acrescentado ainda que o Estado “desconstrói o que tenta construir” quando contrata “bandas que incentivam o machismo, a bebedeira e a prostituição infantil. Elesinauguram espaços públicos com uma banda que chama as meninas de rapariga. Não entendo porque, até hoje, o movimento de mulheres não se manifestou".
Ao adolescente, cuja idade coincide com uma das mais importantes fases da sua permanência na escola, e que deveria ser-lhe aberto os horizontes na universalidade dos conhecimentos, é muito pelo contrário, imbuído a ser um dos principais alvos daindústria de consumo, onde lhe é derramado sem piedade uma enxurrada de atrativos, principalmente sexistas, para incentivá-lo a soltar as rédeas dos seus instintos joviais. Se a juventude se torna isca fácil e acomodada, o seu espírito crítico adormece e a sua inerente rebeldia se dissipa na adesão a modismos programados. Sendo adulto e formalmente dono do seu nariz, tanto tem o direito de gastarmuito – pois ganha mais – como tem o dever de arcar com as despesas dos que lhe são caros. Muitos dos que tiveram origens difíceis se esforçam para que seus descendentes tenham vida faustosa, mesmo que efêmera. Nessa sociedade de "povo marcado, mas povo feliz" é interessante observar como a justiça muitas vezes é condescendente com os que burlam leis, contanto que estes atendam aos reclames do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diática
  • Diática
  • Diatica
  • DIATICA
  • MI
  • Relatorio de diatica
  • Projeto de diática
  • MI Exploit

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!