Dita's Dress

1469 palavras 6 páginas
FUNDAÇÃO ARMANDO ÁLVARES PENTEADO
FACULDADE DE ARTES PLÁSTICAS
CURSO DE DESIGN DE MODA
TEORIA E CULTURA DE MODA

RETRÔ TECNOLÓGICO: ESTUDO SOBRE O VESTIDO FEITO EM IMPRESSORA 3D PARA DITA VON TEESE

Retro Technology: Study of the Dita's Von Teese 3D printed dress

Camila Noleto Mahmoud Ali

São Paulo
2014
Resumo

Essa pesquisa tem como princípio o estudo do primeiro vestido completamente articulado impresso 3D, feito para Dita Von Teese. A partir desse modelo, outros objetos foram analisados para uma melhor compreensão da tecnologia de impressão 3D e dos seus benefícios e malefícios.

Palavras-chave: Impressão 3D/ Tecnologia/ Inovação/ Dita Von Teese

Abstract

This research starts with the study of the first fully articulated 3D printed dress, made for Dita Von Teese . From this model, other objects were analyzed for a better understanding of 3D printing technology and its benefits and drawbacks.

Keywords: 3D Printing / Technology / Innovation / Dita Von Teese

Introdução

O presente estudo é uma pesquisa sobre o primeiro vestido inteiramente articulado, impresso em impressora 3D, desenvolvido pelo designer Michael Schmidt - quem desenhou o modelo - e pelo arquiteto Francis Bitonti - quem modelou a peça - em 2013. (fig. 1 , pág. 8)
O vestido foi baseado na sequência de Fibonacci, não aleatoriamente, mas por essa operação misteriosa representar a intersecção entre a noção de beleza e o cálculo matemático, quantificando o ideal de beleza. É a partir dela que encontra-se o número de ouro, uma constante real algébrica irracional que está ligada à proporção e que está envolvida com a natureza do crescimento.
O avanço na tecnologia trás a inspiração para que essa fórmula seja interpretada de novas maneiras e foi assim que deu-se a construção do vestido. Tendo como base o corpo de Dita Von Teese - a famosa artista burlesca norte-americana - foram desenvolvidas 17 peças que seriam juntadas para montar o vestido. Essas foram

Relacionados