Disturbios do sono na criança

Páginas: 16 (3817 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
1. SONO
Definição
O sono segundo Nunes et.al (2000,p.167), é uma actividade nervosa superior, indispensável para a manutenção do bem-estar e da qualidade de indivíduos. Pois todo o ser humano precisa repor suas energias gastas no decorrer do dia, segundo o autor o sono é uma condição normal, regular, recorrente e espontaneamente reversível do organismo, qualificado por uma respectivatranquilidade.
O sono é definido como um estado especial do organismo, caracterizado por inactividade, relativa consciência reduzida e escassa reacção aos estímulos, portanto, o sono normal é aquele em que apresenta diversas fases ou etapas, cada estagio do sono obedece sempre a um aprofundamento do sono que culmina na etapa paradoxal ou sono com movimentos oculares rápidos o sono REM onde acontecem ossonhos.

1. Sono na infância
Recém-nascidos e lactentes
Durante o primeiro ano de vida o padrão de sono é peculiar, pois reflecte o amadurecimento acelerado do sistema nervoso. Assim, os ciclos de sono em recém- nascidos duram 60 minutos e no decorrer dos dois primeiros anos de vida prolongam-se para 90 minutos mantendo-se até a idade avançada.
Cada ciclo de sono tem nesta faixa etária, trêsestágios dos quais dois são claramente identificados:
1. Estado quieto- origina o sono NREM. O bebé está quieto, com os olhos fechados, respiração regular e não ocorrem movimentos oculares rápidos.
2. Estado activo- é o percursor d sono REM. Neste estágio o bebé apresenta grande actividade comportamental, mas com os olhos fechados. A criança apresenta expressões como careta, sorriso emovimentos de sucção além disso, surgem movimentos dos dedos e do corpo como um todo geralmente lentos, ocorrem movimentos oculares rápidos e respiração irregular.
3. Estado indeterminado- padrão pouco definido que não se encaixa em nenhum dos outros dois estágios.
Ao nascimento o sono activo ocupa 40 a 50%do tempo total de sono, enquanto o sono quieto dura 35 a 45%e o indeterminado, 10 a 15%.1. Os padrões do sono dos bebés.
a) Recém- nascido
Os recém- nascidos não sabem a diferença entre o dia e a noite. Precisam dormir e comer o tempo todo. Em geral, eles dormem cerca de 16 a 19 horas no dia, por períodos de duas a quatro horas seguidas e acorda com fome.
b) 3 Semanas
Nesta etapa o bebé ainda acorda para mamar durante a noite, mas dorme por períodos maislongos, talvez umas três ou quatro horas. Ocorre predomínio do sono durante a noite e ele também começa a ficar mais tempo acordado durante o dia.
c) 2 Meses
Nesta idade o bebé está começando a se acalmar sozinho para dormir, mas ainda pode acordar a noite para comer. Embora seu padrão de sono já esteja se regulando, ele ainda possui um ritmo próprio.
Bebés nessa idade dormem cada diamenos, cerca de 15 a 16 horas em média. Ele dorme a maior parte dessas horas a noite e permanece acordado mais tempo, mas ele esta chegando a fase de tirar três sonecas durante o dia.
d) 4 Meses
Esses bebés dormem cerca de 9 a 11 horas por noite e tira mais ou menos duas sonecas de duas a três horas durante o dia.
O bebé faz muito mais coisas para acalmar-se até dormir. Deve ser fixadauma rotina para hora de dormir, tanto a noite quanto nas sonecas. A rotina é algo muito importante para um bebé de quatro meses, por isso os horários de soneca e de dormir, e a forma como acontecem, devem ser ou menos os mesmos todos os dias. (Marcelli. 1998).
e) 6 Meses
Circunstancias especiais como doença ou dormir numa cama diferente, podem afectar o padrão de sono do bebe.
Essesbebés dormem cerca de 11 horas por noite e tira duas sonecas de cerca de uma a duas horas geralmente pela manha e a tarde. Quase todos os bebés saudáveis de seis meses conseguem dormir a noite toda. Nesta fase o bebé começa a ter suas próprias opiniões, onde decide onde ela devera dormir sem que ele de sua opinião a respeito.
f) 9 Meses
As preocupações com o sono são comuns por volta dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • disturbio do sono
  • Disturbios do sono
  • Disturbios do sono
  • Sono e disturbios
  • Distúrbio do Sono
  • Disturbios do sono
  • Distúrbios do sono
  • Disturbios do Sono

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!