DISTURBIOS CARDIOVASCULARES EM PACIENTES CRITICOS

Páginas: 13 (3076 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2014
SOCIEDADE INTEGRADA MADRE CELESTE
ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM


ELIZANDRA SARAIVA DA COSTA
JENILDE SANTOS CAVALCANTE
JOSELY MATOS ALVES
MARCELY DA SILVA MONTEIRO
NADSON ADRIANO ANDRADE DE FIGUEIREDO


PACIENTE CRÍTICO COM DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES










Ananindeua - PA
2013
ELIZANDRA SARAIVA DA COSTA
JENILDE SANTOS CAVALCANTE
JOSELYMATOS ALVES
MARCELY DA SILVA MONTEIRO
NADSON ADRIANO ANDRADE DE FIGUEIREDO





PACIENTE CRÍTICO COM DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES



Pesquisa a ser apresentada à disciplina Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto da Professora Suenny Leal Melo, para obtenção de nota da 2ª NPC, do 8º semestre do curso de Graduação em Enfermagem.




Ananindeua – PA
2013

SUMÁRIORESUMO
O sistema cardiovascular é formado pelo coração, que tem como função impulsionar o sangue para o organismo todo, artérias, que são vasos sanguíneos de alta pressão que conduzem sangue ao coração para os tecidos; veias, que são vasos sanguíneos que conduzem sangue dos tecidos para o coração. É responsável por realizar a pequena e a grande circulação. A fisiopatologia dasdoenças cardiovasculares é complexa devido ao envolvimento de várias estruturas anatômicas e fisiológicas que, através dessa interação, provocam estas complicações cardíacas. São inúmeros os fatores predisponentes dos distúrbios cardiovasculares, dentre eles: histórico familiar, idade, níveis elevados de lipídios, hipertensão, obesidade, tabagismo, sedentarismo e estresse. O tratamento para osdistúrbios cardiovasculares pode ser medicamentoso ou realizado por intervenções coronárias percutâneas. O conhecimento e aplicabilidade da Sistematização de Enfermagem (SAE) permite uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente em estado crítico.


















1 INTRODUÇÃO

1 DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES EM PACIENTES CRÍTICOS

É comum se associar doenças do coração aoestreitamento das artérias, mas esse é apenas um tipo de problema cardiovascular. Tudo aquilo que afeta a estrutura ou o funcionamento do coração é uma doença cardiovascular. Logo, as doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias. Em âmbito mundial, as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis pelas principais causas de morte e incapacidade. Entre essas, as demaior importância para a saúde pública são as cardiovasculares, o câncer e o diabetes mellitus. Nas cardiovasculares sobressaem a doença coronária, insuficiência cardíaca e arritmia cardíaca, levando o paciente crítico cardiopata a um comprometimento geral do organismo, tendendo para sua maior permanência na UTI.
A doença coronária se caracteriza por um desequilíbrio entre a oferta e o consumode oxigênio (O2) pelo miocárdio, consequente a alterações em qualquer ponto da circulação coronária, desde a origem das artérias coronárias até distúrbios da microcirculação. (MIOTTO et al, 2011). O sintoma mais comum é a angina. A angina pode ser descrita como um desconforto, peso, pressão, dor, queimação ou aperto no peito. Pode até ser confundida com indigestão ou azia. Apesar de ser maissentida no peito, ela também pode ocorrer nos ombros, braços, pescoço, garganta, mandíbula ou costas. Outros sintomas da doença arterial coronariana que podem ocorrer são: falta de ar, palpitação (batimentos cardíacos irregulares ou batimentos pulados), aceleração dos batimentos, fraqueza ou vertigem, náusea e sudorese. 
Segundo Ferreira et al (2007), a doença coronariana crônica pode ser apresentadamais frequentemente pela isquemia silenciosa tendo sido definida com ausência de qualquer sintoma.
A insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração em manter o débito cardíaco adequado á perfusão tecidual, ou fazê-lo, as custas de um aumento da pressão intraventricular. Envolve a disfunção miocárdica, alta incidência de arritmias ventriculares, diminuição da capacidade ao exercício,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Distúrbios cardiovasculares
  • Distúrbios cardiovasculares
  • Paciente Critico E Semi Critico
  • Paciente crítico
  • Pacientes criticos
  • Disturbio Hermodinamico Cardiovasculares
  • Dietoterapia nos distúrbios cardiovasculares
  • Disturbios hemodinâmicos e doenças cardiovasculares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!