Distunções

472 palavras 2 páginas
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CASA DO PROFESSOR
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

ATIVIDADE AVALIATIVA
Por
Eliane Leal do Nascimento

CONCEIÇÃO DA FEIRA – BAHIA
2012
ELIANE LEAL DO NASCIMENTO

ATIVIDADE AVALIATIVA

Trabalho apresentado como requisito de
Crédito na disciplina Neuropsicologia a
Professora Cristina Argolo.

CONCEIÇÃO DA FEIRA – BA
2012

Disfunções
O conceito de disfunção está relacionado a anomalia no funcionamento de um órgão, a alteração de função ou exercício indevido de uma determinada função.

Tipo:
Disfunção cerebral – Nestes casos as crianças são inteligentes, socialmente são normais e apresentam informações verbais adequadas. As suas dificuldades acontecem em áreas específicas, por exemplo uma incapacidade de identificar as letras e consequentemente as palavras.
Uma área do cérebro não funciona, adequadamente, neste caso aquela responsável pela percepção e análise visual. O restante do cérebro está inato.
Esta disfunção cerebral afeta áreas específicas relacionadas à linguagem, leitura , escrita, cálculo, motricidade, memória, atenção, etc...
Ao falar desta disfunção, alguns estudos mostram micro lesões no cortez, isto é lesões microscópicas como alterações dos neurônios que são vistas em exames realizados como o raio x de crânio, tomografia e ressonância magnéticas.
Essas crianças sofrem muito e muitas vezes são confundidas como criança pouco inteligente, preguiçosa, desleixada, quando na verdade o seu impedimento não é a nível intelectual, mas de execução (MOOJEM,1999).
As principais disfunções ocorrem nas seguintes áreas (Disfasia) : A criança pode ter dificuldade a nível de expressão (disfasia expressiva) ou compreensão (disfasia compreensiva). Há disfunção do lobo frontal a primeira (área de wenik). Clinicamente o comprometimento é importante: nela, as crianças não elaboram frases, expressam as partes finais das palavras(“ êta”

Relacionados

  • A Administra o P blica e suas tipologias
    415 palavras | 2 páginas