distribuição espaço temporal da meiofauna na praia do flamengo

1412 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
PRÓ-REITÓRIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VIII
CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA

ANA PAULA SANTOS NASCIMENTO

DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DA MEIOFAUNA NA PRAIA DO FLAMENGO, SALVADOR-BAHIA.
(PRÉ-PROJETO)

Paulo Afonso
Maio/2013

ANA PAULA SANTOS NASCIMENTO

DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DA MEIOFAUNA NA PRAIA DO FLAMENGO, SALVADOR-BAHIA.

Paulo Afonso
ABRIL/2013
1. INTRODUÇÃO

De acordo com a definição de Rosseti (2008), o ambiente costeiro, mais do que qualquer outro sistema físico, caracteriza-se pelas freqüentes mudanças, tanto espaciais quanto temporais, resultando de uma grande variedade de feições geológicas e geomorfológicas. Esse grande dinamismo da costa advém da complexa interação dos processos deposicionais e erosivos relacionados com a ação das ondas, correntes de marés e correntes litorâneas.
Escreve mais
O termo praia inclui a região de faixa arenosa costeira que se estende do limite superior, chamado supralitoral, próximo às dunas, até a faixa de arrebentação das ondas e, também, a faixa aquosa que se estende da zona de surfe até o limite de atuação de suas células de circulação, sub-litoral (MCLACHLAN, 1980).
Praia do Brasil,
Prais do nordeste
Praia das bahia
O litoral baiano possui aproximadamente 1.100 km de extensão, o estado com a maior costa do Brasil, sendo composto principalmente por praias arenosas com diferentes morfologias. O litoral é dividido em alguns trechos, de acordo com o perfil histórico e geográfico; de norte para sul, a costa da Bahia é subdividida em três setores, sendo eles: Litoral Norte, Salvador/Baía de Todos os Santos e o Litoral Sul, (M.M.A., 1999).
Meiofauna
As atividades humanas nas regiões litorâneas vêm interferindo na biota marinha, especificamente na fauna móvel que vive nos substratos, a

Relacionados