Distribuição Ubuntu

Páginas: 5 (1036 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2013


Distribuição Ubuntu

João Luis Calado Araujo

Curso de Redes Linux 2009 – Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM) 66055-260 – Belém – PA– Brasil
jcaladoaraujo@gmail.com

Abstract. this article clarifies the doubts about the differences between free software and free, as also a brief introduction about the free software projects and their goals in the community, citingalso the main features of one of most used Linux distributions in the Brazil and the world, the Ubuntu Desktop .

Resumo. este artigo esclarece as dúvidas sobre as diferenças entre software livre e gratuito, fazendo também uma introdução breve sobre projetos de softwares livres e seus objetivos na comunidade, citando também as principais características de uma das distribuições Linux maisutilizadas no Brasil e no mundo o Ubuntu Desktop.

1. Introdução

1.1 O Software Livre e o Software Gratuito

Os conceitos sobre o software livre e gratuito ainda causam dúvidas em algumas situações especificamente quando os comparamos, parece a mesma coisa mas não é. Quando um software é livre significa dizer que o seu código fonte é aberto, ou open souce, é um software cujo código fonte é visívelpublicamente e pode ser alterado conforme as particularidade do uso do mesmo. As liberdades de uso do código fonte são definidas pela FSF Free Software Foundation.

Um programa é considerado um software livre quando seus usuários possuem todas essas liberdades. Então é possível redistribuir cópias, com ou sem modificações, seja pagando ou de graça, cobrando pela mídia ou pela distribuição,significa dizer que você não precisa pedir permissão para tudo isso.

Já o software gratuito pode ser proprietário ou não, também pode ser distribuído, copiado e utilizado por qualquer pessoa, seu código fonte na grande maioria não é aberto, o que significa dizer que apesar de ser gratuito não se pode modificá-lo, e para fazê-lo precisamos de autorização de seus desenvolvedores ou proprietários.2. O projeto GNU

O Projeto GNU tem como principal patrocinadora a FSF, e como objetivo o desenvolvimento de um sistema operacional totalmente livre e completo, baseado na plataforma UNIX (um dos primeiros sistema operacionais multitarefas e multiusuários) utilizando do Kernell (núcleo de um sistema operacional) do Linux. Tendo início em 1984 o projeto GNU criado por Richard Stallman, não selimita apenas na criação de softwares livres, mas sim numa ideologia que a liberdade do usuário deve ser defendida, pois no momento que a comunidade desenvolvedora acredita na liberdade de criação, e na utilização de programas livres, a idéia se propaga existindo assim uma maior conscientização para a liberdade que elas tem na utilização de softwares livres.

3. Ubuntu Desktop

Ubuntu é umsistema operacional livre baseado em Linux. Desenvolvido pela comunidade Ubuntu-Br possui várias particularidades, sendo uma das principais a garantia de que sempre será gratuito, mesmo em suas versões mais avançadas, suas atualizações e novas versões sempre serão gratuitas. É um sistema bem adaptado para o uso doméstico ou no trabalho, possui um a interface gráfica bastante amigável e já vem na suadistribuição os principais aplicativos de escritório e ferramentas para internet, manipulação de imagens, jogos e muitos outros.


3.1. Interface Ubuntu
A distribuição Ubuntu utiliza algumas interfaces gráficas, as mais conhecida são a Gnome e KDE, de características distintas, as interfaces tem como singularidade a aproximação do usuário do software livre, pois o principal acesso ao sistemaoperacional e através dos atrativos e facilidades que cada interface possui. Atualmente a empresa Canonical está empenhada em construir uma interface mais bonita a acessível que o Mac OS. Procurando profissionais da área de design a empresa tenta a criação de uma interface altamente intuitiva e que possa fornecer funcionalidade para uma melhor usabilidade do sistema operacional, garantindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A DISTRIBUIÇÃO UBUNTU
  • distribuiçao linux ubuntu
  • ubuntu
  • ubuntu
  • Ubuntu
  • Ubuntu
  • Ubuntu
  • Ubuntu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!