Distribuição fisica

Páginas: 12 (2916 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1. Conceito

O conceito da logística é muito mais amplo do que o simples fato de entregar os produtos ao seu destino final. A logística refere-se a diversas atividades envolvidas no processo logístico, que são: o planejamento, a organização, o controle para a realização de outras tarefas associadas à armazenagem, a administração, o marketing, os estudos/pesquisas dos custos, o transporte e adistribuição de bens e serviços.
Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final, no local certo, na hora certa. Para isso, este texto possui como ponto importante abordar assuntos sobre a importância da distribuição na logística, os tipos de mercado na distribuição física e seu canal de distribuição, a responsabilidade da áreaadministrativa, as vantagens e os problemas encontrados, os tipos de marketing utilizado e os custos, fatores estes que influenciam diretamente na área de Logística.
A logística é dividida em três grandes segmentos, o primeiro atende às necessidades da logística de suprimento (entrada) de insumos, matéria-prima, equipamentos, peças etc. Já o segundosegmento é responsável pela transformação do processo produtivo (produção) em produtos acabados ou serviços. Enquanto, que o terceiro segmento é responsável pela transferência ou distribuição física dos produtos acabados ou serviços (saída) aos diversos tipos de clientes e consumidores. (ALVES e SILUK, 2011)

Pode-se dizer que seu objetivo geral é levar os produtos certos, para os lugares certos,no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível. Além de agregar valor de lugar e tempo, colocando os produtos em mercados onde eles ficam disponíveis para os clientes no momento em que os mesmos desejam.
A distribuição física é fundamental na logística, até porque muitas vezes os fabricantes e clientes potenciais estão geograficamente mal distribuídos, ocasionandosérios transtornos logísticos.
Convém ressaltar, que a importância da distribuição não se dá somente pelas suas atividades e custos envolvidos, mas também pelo nível de serviço e qualidade almejados pelos clientes, que são fatores que vêm se tornando sucesso para as empresas que realmente os buscam. (NOGUEIRA, 2011, pág.18)

A distribuição física na lógicapossui um fator chave, visando que isso fornece vantagem competitiva e posicionamento no mercado às empresas diante do dinamismo dos negócios e as exigências dos clientes. É fundamental conciliar o melhor produto, tempo reduzido de produção, menores custos e eficiência no processo de distribuição de bens e serviços para alcançar o sucesso almejado.
Segundo Tapajós (2007), o transporte e oarmazenamento são os principais processos que compõe a distribuição física, para ele devem ser analisados os seguintes itens para se ter sucesso na distribuição dos produtos.
* Tipos de canais de distribuição que a empresa utiliza; fabricante para atacadista, varejista.
* Tipos de mercado que irá atender intermediário ou final.
* Características do mercado, como disposição geográfica, o númerode clientes e produtos.
* As características do produto, exemplo: peso, fragilidade, tamanho, etc.
* Tipo de transporte que irá utilizar: rodoviário, aeroviário, etc.

2. Tipos e Canais de Distribuição física.

Segundo o artigo da UVB (2000), a distribuição física cuida da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais produzidos pela firma, preocupando-secom as mercadorias desde o momento que é finalizada a produção até o momento em que o cliente recebe o produto. A distribuição física deve ser planejada para os seguintes tipos de mercados:

Mercado do usuário final: São aqueles que usam o produto para satisfação de suas próprias necessidades ou para a criação de novos produtos, que é o caso dos consumidores industriais. Esses consumidores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Distribuição física
  • Distribuição física
  • Distribuição Física
  • Distribuição Fisica
  • distribuição física
  • Distribuição fisica
  • distribuição física
  • Distribuição física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!