distribuição física

Páginas: 8 (1897 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
mÉtodos de custeio como ferramentas de gestão
Carlos Ivo Silva do Nascimento*
Elizangela Oliveira de Freitas**
Helaynne Aguiar Oliveira***
Maria Silma Ferreira de Sousa****
Narcelio Marinho de Sousa*****

RESUMO
O estudo tem como objetivo oferecer uma visão da importância dos custeios de absorção, custeio variável e custeio ABC (Custeio baseado em atividades), bem como algunsconceitos, busca possibilitar um melhor entendimento e relevância sobre essas metodologias no universo da administração, a analise visa destacar que as empresas devem dar prioridade a essa área especifica para manter-se ou diferenciar-se no ambiente competitivo das organizações, abordando citações de autores, busca desenvolver uma reflexão enquanto acadêmico, estimular o habito de pesquisa dos âmbitos aserem enfrentados na competitividade empresarial. Para tanto o presente estudo foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas tendo como base os autores Martins (2003) e Crepaldi (2004). Vale ressaltar que se deve levar em conta as particularidades de cada organização tentando adaptar os tipos de custeio a realidade de cada empresa.

Palavras-chaves: Custeio. Gestão
1-introdução

Apesquisa tem como objetivo analisar os tipos de custeios, bem como suas características, pontos positivos, pontos negativos, tendo em vista evidenciar a importância dos custeios de absorção, custeio variável e custeio ABC, podendo os mesmos ser utilizados como ferramentas que darão suporte a uma gestão eficiente. Em um cenário competitivo e turbulento é notório a importância das organizaçõespreocuparem-se com uma gestão focada no controle financeiro, de estoque, bens e serviços. O crescimento acelerado tem acarretado um esforço das organizações cada vez mais se estruturar definir estratégias, conhecer a si próprio, elaborar seus objetivos para que possam atingir suas metas, controlando e rastreando os custos. Portanto se utilizar de metodologias como os custeios as organizações tende amanter-se competitiva para galgar o que todas as empresas almejam o sucesso.
A contabilidade tem dado um salto no processo de captação de custos com mais clareza e segurança diminuindo as discrepâncias contábeis nos relatórios e balanços financeiros com métodos de custeios. Existem afirmações de pessoas da área que afirma que a contabilidade transformou-se de simples coletora de dados para umeficiente instrumento de gestão. A importância dos custeios se dá devido o controle dos históricos que podem dar suporte no processo decisório das organizações, a boa utilização dos custeios viabilizam de forma assertiva e ágil tornando uma ferramenta estratégica de gestão.
2- CUSTEIO POR ABSORCÃO

Custeio por absorção no Brasil é adotado pela a legislação, pois o método é valido para apresentaçãode demonstrações financeiras e para pagamento de imposto de renda. O custeio por absorção implica na absolvição de todos os custos, diretos e indiretos, fixos e variáveis, que são originados na confecção dos produtos.
Martins (2003, p. 24), entende que:
O custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos, nascido da situação históricamencionada. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.
Sabe-se que o custeio de absorção acaba sendo arbitrário, ou seja, impreciso devido à utilização de rateio que depende da vontade de quem o pratica, além da arbitrariedade este custeioestimula a super produção, pois os custos unitários são reduzidos aumentando a margem de lucro, entretanto o custeio por absorção não é recomendável para a tomada de decisão, devido às intervenções subjetivas das pessoas que deixam as informações fragmentadas.
Crepaldi (2004, p. 223) entende que:
A maioria dos rateios é feito através da utilização de fatores, que na realidade, não vinculam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Distribuição física
  • Distribuição física
  • Distribuição Física
  • Distribuição fisica
  • Distribuição Fisica
  • Distribuição fisica
  • distribuição física
  • Distribuição física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!