Distribuição de renda no brasil

Páginas: 8 (1886 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
UNIDADE 1[pic]

1) Com base em tudo que foi lido, o alto índice de contingentes abaixo da linha de pobreza no Brasil, infelizmente não será resolvido com o crescimento econômico do mesmo devido a má distribuição de renda.
Enquanto os nossos governantes não atentarem para entender que o problema não está só na construção de riquezas e sim na má distribuição adequada dessas riquezasjá adquiridas , essa desigualdade social e econômica será o ponto significativo da pobreza no país.
Essa desigualdade vemos todos os dias nos noticiários, pois uma boa parte da população brasileira vivem em estado de pobreza e outra porcentagem vivem num estado de extrema pobreza, significando que a maior parte dessa população nasceram pobres, vão morrer pobres e seus filhos vão continuarpobres, porque não conseguem quebrar esse círculo de pobreza, por não terem acesso a uma boa educação, sabendo que a educação promove a liberdade, fazendo com que as pessoas exerçam seus direito de cidadãos, que é um ponto de partida para uma qualidade de vida melhor e que o país possa crescer, porque sem a valorização da Educação nada mudará neste país.
A sociedade brasileira precisa deuma atitude mais enérgica quanto aos direitos de cidadania, pois o crescimento educacional é

fator decisivo para que uma pessoa consiga ter não só acesso a mais informações como também a uma renda financeira maior.
A má distribuição de renda no Brasil nos mostra que o gasto
econômico e social não reduz a desigualdade, pois substancialmente não ocorre uma transferência de rendaigualitária em uma sociedade, porque o Brasil não tem uma eficácia em utilizar o sistema de distribuição e de gastos saciais para reduzir a desigualdade, ou seja, não ocorre uma transferência de renda das camadas mais ricas para as camadas mais pobres, sendo na realidade exatamente o oposto.

2) A) Pessoa A: Justiça é o fator que na teoria trás para a sociedade a garantia de direitos iguais.Pessoa B: Justiça é o que caracteriza justo para um e injusto para outro.
Pessoa C: Justiça é dar as pessoas o que lhes pertencem.
Pessoa D: Justiça é um conceito que abrange muitas e sempre haverá mudanças.

2) B) Pessoa A: Direito é o ato de usufruir de benefícios que a sociedade fornece.
Pessoa B: conjuntos de normas impostas pela sociedade
Pessoa C: É tudo que o serhumano precisa para ir e vir na sociedade.
Pessoa D: Refere-se a normas da lei e regras jurídicas

2) C) Pessoa A: É justo quando a pessoa é deficiente e não pode trabalhar em hipóteses em alguma.
Pessoa B: É justo desde que a pessoa apresente todos os tramites legais par efetuar a aposentadoria.
Pessoa C: É justo visto que com tanto desemprego, como alguém contribuiria e quando chegadaa hora de se aposentar ainda há filas de esperas, mesmo tendo contribuído a vida toda.
Pessoa D: É justo porque de uma forma ou de outra a pessoa quando jovem contribui com a sociedade.

3) Segundo Marshal, a cidadania implica um sentimento de pertencimento e lealdade a uma civilização, que se constitui em patrimônio comum de uma dada coletividade.
A justiça comsuas diversas interpretações acerca do que são ou devem ser as relações entre o indivíduo, a sociedade eo estado tem relação direta com as formas de definir o que seja justiça, bem como com o conceito fundamental que se refere não só a coisas, mas sim a distribuição de benefícios e custos entre os membros de uma dada sociedade.
Contudo, percebe-se que cidadania e justiça tem relaçõesem comum importantíssimas, visto que, o que entendemos por ser cidadão também caminha junto com o que se é justo, porque se uma pessoa precisa fazer seu papel de cidadão de votar ou ser votado, ter liberdade de expressão e ter acesso aos bens essenciais á sobrevivência, o estado maior tem de fornecer tais benefícios, pois é justo que o sistema satisfaça as necessidades básicas de toda um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aposentadorias e distribuição da renda no Brasil
  • A distribuição de renda no brasil
  • Brasil: distribuição de renda
  • Distribuição de renda no brasil
  • Desenvolvimento e Distribuição de renda no Brasil
  • Distribuição de renda no brasil
  • Distribuiçao de renda no Brasil
  • distribuição de renda no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!