Distribuição de agua

Páginas: 17 (4106 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Introdução


A água é um bem vital para o sistema de sustentação da biosfera terrestre, pois tem um papel fundamental em muitas das funções que ocorrem nos organismos dos seres vivos. Como, no entanto, somente uma pequena parte da água total está à disposição da vida e mesmo essa quantidade está a diminuir progressivamente, a Terra corre o risco de esgotar a água limpa (CASACA, 2009).


Em1950, a reserva mundial de águas continentais era estimada em 17000m3 por pessoa por ano. Com o crescimento demográfico associado à industrialização, à tendência para a urbanização e à intensificação agrícola, os recursos de água renovável e disponível desceram para 7500m3 por pessoa por ano em 1995 e, em 2025, deverão ser inferiores a 5000 m3 por pessoa por ano (VICTORINO, 2007).


SegundoBranco (2010), um relatório do Banco Mundial, datado de 1995, alerta para o fato de que as guerras do século XXI serão por causa da água e não por causa do petróleo ou da política, fato reforçado em pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 118 países, que permitiu fazer uma projeção para o ano de 2025, onde está previsto que 17 países não terão água suficiente para manter onível de produção agrícola nem satisfazer as suas necessidades industriais e domésticas, e outros 50 países verão comprometido seriamente o seu desenvolvimento. A ONU aponta duas soluções básicas para diminuir a escassez de água para consumo: aumentar a sua disponibilidade e utilizá-la mais eficazmente (VICTORINO, 2007).


Com relação ao uso eficaz da água, em todo o mundo, no setor de saneamentobásico, principalmente nos segmentos de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, ocorrem perdas significativas de energia e de água, que são inerentes às suas atividades de engenharia e gestão. As perdas de água nos sistemas de abastecimento no Brasil, que correspondem às físicas e por consumos não contabilizados, são da ordem de 40%, chegando a alcançar 70% em algumas cidades dopaís. Estas perdas ocorrem, geralmente, devido a tubulações antigas que apresentam frequentes vazamentos e rompimentos. Diante dessa situação, torna-se imprescindível a gestão eficiente de sistemas de abastecimento de água (GOMES, 2005).


Uma gestão eficiente fundamenta-se em transformar, em ações eficazes, as decisões tomadas a partir do conjunto de informações de que se dispõe acerca de umadada proposição. Uma forma eficaz de interligar informações provindas de uma rede de distribuição de água, possibilitando a visualização de todos os elementos da rede e de suas características, pode ser feita através do gerenciamento global da rede de abastecimento de água baseado no Sistema de Informações Geográficas, que, com essa interface, pode facilmente permitir a identificação de situaçõesextremas (melhores e piores), e de suas causas, e também permitir a rápida tomada de medidas preventivas ou corretivas (DORCA, LUZIVOTTO e ANDARADE, 2002). Enfim, a necessidade de buscar-se metodologias e ferramentas que possibilitem uma melhoria na gestão de sistemas de abastecimento de água e, consequentemente, contribuir para evitar sua escassez, atuou como principal motivador na execução destapesquisa.


Água: determinante para a continuidade da vida


No planeta Terra, 97,20% da divisão de água existente correspondem à salgada, que é impossível ao consumo humano, e somente 2,8% desse total é de água doce, estando armazenadas em calotas polares, rios e lagos, atmosfera e água subterrânea. (VICTORINO, 2007). Sabe-se que, na realidade, temos como água potável apenas 0,03% do total daágua do planeta. Dessa maneira, supõe-se que essa pequena quantidade deveria receber todos os cuidados possíveis. No entanto, percebe-se que, em quase todos os continentes, os principais aquíferos estão sendo exauridos com uma rapidez maior do que sua taxa natural de recarga. Esse fato também está diretamente ligado ao uso indiscriminado pelas diferentes necessidades humanas, que, devido ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • distribuicao da agua
  • distribuição de água
  • Distribuição de agua
  • Distribuição das aguas
  • sistemas de distribuição residencial de água
  • A distribuição de água no planeta
  • A distribuição de água doce no planeta
  • A importância da distribuição da água no mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!