Distribuição atómica molecular

Páginas: 7 (1511 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
Índice

Introdução 2
1. Molécula 2
2. Principais Ligações Moleculares 3
2.1 Ligação Iónica. 3
2.2 Ligação Covalente 4
2.3 Ligação Metálica 5
3.1 Estado sólido da matéria 5
3.2 Estado líquido da matéria. 5
3.3 Estado gasoso da matéria. 6
Conclusão 7
Bibliografia 8

Introdução

A distribuição espacial dos átomos que formam uma molécula depende das propriedades químicas e do tamanhodesses átomos.

Átomos muito eletronegativos (com forte tendência a receber elétrons) formam ligações classificadas como covalentes, que apresentam aspecto simétrico e equilibrado. Quando alguns dos átomos têm maior afinidade sobre os elétrons compartilhados, a distribuição espacial é deformada e modificam-se os ângulos da ligação, que uando a teoria atômica começou a ser delineada, dava-se onome de átomo a qualquer entidade química aparentemente fundamental e indivisível.

Certas discrepâncias observadas no comportamento dos gases e em sua adequação a leis gerais enunciadas no século XVIII levaram, contudo, à enunciação do conceito de átomo como unidade básica de um elemento químico, distinguindo-o da molécula, porção fundamental de todo composto, obtida em geral pela união devários átomos por ligações de natureza diferente.passa a ser polar.
1. Molécula

Molécula, grupo de átomos cuja ligação suficientemente forte os caracteriza como uma identidade estável, é a menor parte de uma substância pura que mantém suas características de composição e propriedades químicas. Pode ser formada por um único átomo (He), por mais de um átomo do mesmo elemento (O2), ou por átomos deelementos diferentes (H2O).
São as moléculas, e não seus átomos componentes, que determinam as propriedades químicas das substâncias. Uma molécula se caracteriza pela natureza dos átomos que a integram, pela relação de proporção entre esses átomos e pelo seu arranjo dentro da molécula.
Uma ligação entre dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), por exemplo, forma uma molécula de água,enquanto a ligação entre dois átomos de cada um desses mesmos elementos produz peróxido de hidrogênio (H2O2), também chamado água oxigenada, com propriedades diferentes. Os átomos também podem se ligar em proporções idênticas para formar moléculas diferentes, chamadas isômeros.
No caso do álcool etílico (CH3CH2OH) e do éter metílico (CH3OCH3), por exemplo, há uma diferença apenas quanto àarrumação dos átomos, que estabelecem ligações diferentes dentro da molécula.
A matéria normal detecta-se directamente com os nossos sentidos e é formada por átomos e moléculas.

Nos apartados anteriores vimos a nova teoria do átomo da Mecânica Global, agora vamos explicar a constituição das moléculas e as suas propriedades sob a mesma perspectiva.

A Mecânica Global permite visualizar os átomos emoléculas na estrutura reticular da matéria ao proporcionar partículas elementares como loops da referida estrutura, forças de atracção como a gravidade e o electromagnetismo e, finalmente, forças de repulsão como a gravidade negativa ou o electromagnetismo.

Convém também recordar o conceito de temperatura ou movimento dos átomos e moléculas, de carácter estacionário ou de vibração que relaxa atensão electromagnética entre o núcleo atómico e o seu ambiente.

As moléculas significam restrições ao movimento individual dos átomos, bem sejam moléculas de um elemento puro ou moléculas com átomos de vários elementos químicos. Essas restrições são principalmente consequência das ligações moleculares

2. Principais Ligações Moleculares

2.1 Ligação Iónica.

A ligação iónica produz-sequando se altera a configuração espacial do entorno de um átomo por um giro da globina de forma a que não chega a ser um loop completo, mas que impede a formação de um elétron e, ao mesmo tempo, obriga à formação de um elétron dependente de outro átomo.

Ainda que o resultado da ligação iónica seja o mesmo, em princípio não parece muito correcto dizer que um átomo dá um elétron a outro, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura Atômica e Molecular dos Materiais
  • Arquitetura atomica molecular
  • Estrutura Atômica e Molecular dos Materiais
  • ESTRUTURA ATÔMICA E MOLECULAR DA MATÉRIA
  • Interações atômicas e moleculares
  • Separação de mistura teorica atomica e distribuição eletronica
  • Relatório Distribuição Eletrônica, Estrutura Molecular e Reações Químicas.
  • atomica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!