Distinção entre chuva ácida e chuva normal

Páginas: 3 (707 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Distinção entre chuva ácida e chuva normal

A denominação chuva ácida é concedida a toda chuva que possui um valor de pH abaixo de 5,6 unidades. Esta acidez da chuva é causada pela solubilização dealguns gases presentes na atmosfera terrestre cuja hidrólise seja ácida. Entre estes destacam se os gases contendo enxofre, nitrogénio e dióxido de carbono. As chuvas normais têm um pH de,aproximadamente, 5,6 unidades, que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando um ácido fraco, conhecido como ácido de carbono.

Evolução dachuva ácida em Portugal

A poluição atmosférica em Portugal, indicadora de possível queda de chuvas ácidas, verifica-se elevadamente em cidades como Setúbal, Porto, Lisboa, Sines, Tapada, Carregado,Estarreja, Barreiro e Seixal. Como nestas cidades há maior concentração urbana e são onde estão situadas grandes unidades industriais emissoras de poluentes atmosféricos, são estes os locais de Portugalonde se verifica um maior índice de queda de chuvas ácidas. No que diz respeito à degradação do nosso património por acção das chuvas ácidas os casos mais conhecidos são: o Mosteiro dosJerónimos (em Lisboa), o Mosteiro de Alcobaça (em Alcobaça) e a Torre dos Clérigos (no Porto). No que respeita às florestas, verificou-se em Portugal, o mínimo de destruição florestal por acção de chuvasácidas cerca de 4%, contrastando, por exemplo, com uns elevados 71% na zona da antiga Checoslováquia e em outros países da Europa.

Principais fontes e poluentes das chuvas ácidas

Asprincipais fontes humanas dos gases percursores das chuvas ácidas provêm das indústrias, centrais termoeléctricas e dos veículos de transporte. De entre os contribuidores “naturais” temos as emissões degases provenientes de vulcões e da queima de biomassa e processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos. Pode-se ainda acrescentar as lixeiras ao ar livre como fonte de poluição,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • chuva ácida e normal
  • chuva ácida
  • Chuvas ácidas
  • Chuva acida
  • Chuva acida
  • Chuvas Ácidas
  • chuva acida
  • Chuva ácida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!