distinção das formas de colonização portuguesa empreendidas na América, África e Ásia nos séculos XVI e XVII

Páginas: 4 (978 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
A expansão colonial promovida através das grandes navegações do sec. XV, no caso de Portugal, foi um empreendimento estatal, recomendado pelo Tesoureiro Real exatamente porque os cofres do Estadoestavam vazios. Havia a necessidade de ampliar a produção de alimentos, assim como a necessidade de metais preciosos para suprir a escassez de moedas; E principalmente romper o monopólio da lucrativarota mediterrânea das especiarias, exercido pelas cidades italianas, notadamente Veneza, que restringia a possibilidade de lucros de outras cidades europeias e contribuía para o encarecimento dasmercadorias vindas do Oriente.
D. João insistia na busca, com rapidez, do fim do continente africano. O objetivo nacional não era a África, como não foi o Brasil; era o Oriente, era a índia. Desta forma,ao realizar a viagem em torno da África, Portugal avançou em direção ao sul, atingindo pontos cada vez mais distantes do litoral da África e ilhas do Atlântico. Em 1488, o navegador Bartolomeu Diaschegou ao cabo da Boa Esperança, ao extremo meridional da África, demonstrando a existência de uma passagem para o oceano Indico.
Os portugueses se comportaram na África do mesmo modo que no Brasilnos séculos dezesseis e dezessete, ao se conterem apenas no litoral. A exploração geográfica e comercial, da costa ocidental africana não formou o vasto domínio que abrangeria. Não houve de fato,domínio desta costa, mas apenas algumas feitorias, que se dedicavam ao comércio do ouro e da escravidão. Portugal usava suas áreas no continente africano para incentivar os empreendimentos através dosescravos, enquanto o comércio índico e oriental dominava o interesse português.
O governo português nunca se convenceu das possibilidades de sucesso, na África, de sistema econômico igual ao do Brasil, erelutou em financiar os custos de sua implantação. Daí o curso monótono de sua história costeira, a indisciplina de sua vida interior, a a não ocorrência da miscigenação e ocidentalização. Não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colonização da africa e da asia
  • Colonização da américa portuguesa portuguesa
  • Colonização portuguesa na America portuguesa
  • Resenha elliott, john h. “a espanha e a américa nos séculos xvi e xvii”elliott, john h. “a espanha e a américa nos séculos xvi e...
  • Colonização da africa e asia
  • Civilização africa asia e america
  • África e Ásia no seculo 19
  • Amazônia Indígena Nos Séculos XVI e XVII

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!