Distúrbios

Páginas: 13 (3082 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
UNINOVE
CAMPUS VERGUEIRO

Maria de Fátima Cavalcante Holanda

DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS PÓS-PARTO

São Paulo
2008

Introdução

Os mecanismos básicos do aumento dos transtornos depressivos associados às mudanças hormonais no período pós-parto ainda não foram estabelecidos. Os distúrbios psiquiátricos no pós-parto podem ser divididos em três categorias.
O puerpério é umafase de profundas alterações no âmbito social, psicológico e físico da mulher, sendo assim, aumentam os riscos para o aparecimento dos transtornos psiquiátricos. Os distúrbios psiquiátricos puerperais se classificam em Depressão Puerperal, Psicose Puerperal e Tristeza Pós-Parto ou “Postpartum blues que se difere entre si em diversos aspectos”.
A fase puerperal corresponde a um momentoimportante da vida da mulher, lembrando que a mesma passa por mudanças biológicas como também transformações de ordem subjetivas. Sendo assim, os riscos para o aparecimento dos transtornos aumentam em face das preocupações, anseios e planejamentos realizados e sentidos pela puérpera.
O parto é um momento desencadeador de uma série de mudanças intra e interpessoais. Com o nascimento, estasalterações se processam num ritmo acelerado e em todos os âmbitos na família e propriamente na mulher. Segundo MALDONADO (1997), os primeiros dias após o parto são retratados por uma série de emoções e expectativas diversas vivenciadas pela mulher, e por sua vez, a turbulência destes sentimentos promove uma instabilidade no quadro emocional que se alterna entre a euforia e a depressão. Assim, o perfilpsicológico da mulher no puerpério caracteriza-se por uma série de sentimentos que serão traduzidos em reações diversificadas.
Deve-se ressaltar que o sentimento de incapacidade é muito freqüente nas puérperas, uma vez que em geral se doam completamente aos cuidados com o bebê e aguardam ansioso o reconhecimento de todos que a cercam e especialmente da criança, que pode ser demonstrada na figurainfantil calma, tranqüila e satisfeita.
A puérpera pode vivenciar com o parto, segundo KITZINGER apud MALDONADO (1997), a sensação de mutilação do seu corpo devido ao processo gravídico que confere a mulher o sentimento de que o feto é parte integrante de si, e psicologicamente o nascimento gera uma deficiência permanente. A turbulência deste fato pode ser acentuada no caso de bebês quenascem com alguma deficiência física. O resultado pode ser traduzido em relações maternais extremamente protetoras.
Inúmeros fatores podem ser considerados como determinantes para um desfecho saudável do puerpério. Dentre eles pode-se destacar uma relação familiar harmoniosa e cooperativa, bem como o desejo e o planejamento da gravidez feita pelo casal. O papel do homem nesta fase merecedestaque, uma vez que vivencia sensações psicológicas semelhantes à mulher, e por sua vez, o direcionamento dos fatos repercutirá de maneira favorável ou não no relacionamento do casal (MALDONADO, 1997).

Os transtornos psiquiátricos foram classificados de maneiras diversas na literatura. Na Décima Revisão Internacional das Doenças (CID-10), eles não são considerados distúrbios mentaisespecíficos do puerpério, mas sim associados a ele, ou seja, o parto atua como um fator desencadeante devido à fragilidade psicológica qual a mulher se expõe.
"Postpartum blues", "baby blues" ou disforia pós-parto é considerado um estado depressivo relativamente suave, de natureza auto-limitada que ocorre dentro das duas primeiras semanas do puerpério, com uma incidência de 50% a 80% das puérperas.Os sintomas desaparecem, espontaneamente, ao fim de duas semanas. A labilidade afetiva é típica, bem como as mudanças súbitas do humor, às vezes ao longo do mesmo dia. Os seguintes sintomas são observados: choro imotivado, humor depressivo, irritabilidade, indiferença afetiva em relação ao bebê, hostilidade em relação ao marido, inquietação e cansaço. Deve-se propor à família a ajuda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • disturbios
  • disturbio
  • DISTURBIO DOS PÊLOS
  • Disturbios
  • disturbios
  • Disturbio
  • Distúrbios
  • Disturbios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!