DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM QUE OCORREM NA INFÂNCIA: FATORES QUE LEVAM A ESSA PROBLEMÁTICA E POSSÍVEIS TRATAMENTOS.

Páginas: 54 (13329 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM QUE OCORREM NA INFÂNCIA: FATORES QUE LEVAM A ESSA PROBLEMÁTICA E POSSÍVEIS TRATAMENTOS.






Monografia apresentada ao Curso de Psicologia da Universidade de Marília como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso sob a orientação da Profª Ms. Cármen Valéria dos Santos Andrade.









MARÍLIA
2012TERMO DE APROVAÇÃO


Monografia apresentada ao Curso de Psicologia da Universidade de Marília como requisito para a conclusão da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso sob a orientação da Profª Ms. Cármen Valéria dos Santos Andrade. 


Aprovado pela Banca examinadora em _______/_______/_______



_______________________________________
Profª Ms. CármenValéria dos Santos Andrade
Orientadora



_________________________________________
Prof (a) Ms.



___________________________________
Profº Ms.



_________________________________________
Prof(a) Ms.














EPÍGRAFE
Por aprendizagem significativa, entendo , aquilo que provoca profunda modificação no indivíduo. Ela é penetrante, e não se limita a umaumento de conhecimento, mas abrange todas as parcelas de sua existência.
Carl Rogers
























DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM QUE OCORREM NA INFÂNCIA: FATORES QUE LEVAM A ESSA PROBLEMÁTICA E POSSÍVEIS TRATAMENTOS.



Resumo: O processo de aprendizagem é o processo pelo qual a pessoa apresenta mudanças em seu comportamento ou descobre novas maneiras deagir, novos conceitos e novas informações. A aprendizagem nunca para, está sempre se efetivando. Das suas experiências anteriores, os alunos trazem para o processo de aprendizagem diferentes significados do que representa “aprender” e acredita-se que a partir daí vão posicionar-se de formas diferentes em relação ao seu estudo. Um dos principais problemas observados no processo pedagógico são oscomportamentos inadequados de alguns alunos nas diversas atividades escolares. Por não se adequarem ao padrão pedagógico convencional, é comum alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) reagirem negativamente, tornando-se inadequados. Muito se tem ouvido falar em TDAH, mas nem todos os profissionais da área da Educação conhecem as dificuldades relacionadas à atenção,hiperatividade e impulsividade, vivenciadas por alguns alunos. As causas do TDAH são, em grande parte, desconhecidas, e envolvem fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais. Esse transtorno pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre os significados das práticas escolares e a aprendizagem dos alunos com TDAH. Como metodologia deinvestigação, optou-se pela pesquisa bibliográfica, dada a possibilidade de esse tipo de pesquisa permitir uma análise aprofundada do objeto de estudo. Na esfera escolar, muitos estudos têm demonstrado prejuízos acadêmicos e de relacionamentos associados ao TDAH. É comum, em função do padrão de desatenção ou de uma agitação excessiva, que a criança com TDAH tenha prejuízos no seu desempenhoacadêmico. Parece possível sugerir, que uma abordagem mais integrativa de conteúdos escolares que promova um sistema de ensino mais dinâmico, possa facilitar o aprendizado dos alunos com TDAH.





Palavras-chave: Aprendizagem. Distúrbios de aprendizagem. TDAH.

















TÍTULO EM INGLES





Abstract:



Keywords:




SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................09

1 . INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE APRENDIZAGEM E AO DISTUBIO..............................................................................................................11
1.1 DO NORMAL AO PATOLÓGICO. .............................................................17
2. FATORES PARA QUE A APRENDIZAGEM SE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.
  • DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
  • Disturbios de aprendizagem
  • Distúrbios de aprendizagem
  • Distúrbios de aprendizagem
  • DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM
  • Disturbios de aprendizagem
  • distúrbios de aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!