Distúrbios cardiovasculares

Páginas: 8 (1841 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2012
ALGUNS DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES

MACEIÓ 2012

ALGUNS DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES

Trabalho apresentado ao professor da disciplina de Fisiologia Humana da turma do 1º período, turno matutino do curso de Enfermagem.

MACEIÓ 2012
INTRODUÇÃO

O sistema cardiovascular ou circulatório é formado por uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, quepõe em comunicação todas as partes do corpo. O coração bombeia sangue para todo o corpo mediante um sistema de circulação, mantendo o corpo vivo e funcionando bem.
Denominamos distúrbios cardiovasculares qualquer problema no sistema circulatório que dificulte ou impeça a boa circulação do sangue. As mais freqüentes: Hipertensão arterial, angina (dor no peito), infarto do miocárdio (morte do tecidomuscular cardíaco resultante do bloqueio do fluxo sangüíneo), arritmia cardíaca (batimentos cardíacos irregulares, podendo causar palpitações e falta de ar), doenças dos vasos sangüíneos (veias, artérias, capilares e vasos linfáticos), aterosclerose e arteriosclerose.
As doenças cardíacas podem ser congênitas, já nascem com anomalias no aparelho cardiovascular, ou adquiridas (a maioria)decorrentes de sedentarismo, colesterol alto e estresse. A poluição do ar também pode causar doença cardíaca.
           

ANGINA
Angina Pectoris ou ainda angina do Peito é a síndrome clínica caracterizada por crises de dor, queimação ou sensação de pressão na região do tórax. È causada pela obstrução transitória das coronárias. A causa da dor é o fornecimento inadequado de sangue ao coração, resultandono suprimento insuficiente de oxigênio e de nutrientes para o miocárdio. É normalmente precipitada pelo exercício, emoções, pelo ato de alimentar-se ou pelo frio, podendo ser reproduzida ou acentuada por determinadas atividades, como banhos frios, banhos quentes e fumo, por exemplo. Outras condições médicas, como anemia, tireotoxicose, estresse emocional, obesidade, também podem agravar a angina.Diagnóstico:

Tratamento: existem três formas de tratamento, o tratamento clínico, a angioplastia coronariana e a cirurgia de revascularização miocárdica.

INFARTO, ENFARTO, ENFARTE OU ATAQUE CARDÍACO
É a morte de uma área do músculo cardíaco, cujas células ficaram sem receber sangue com oxigênio e nutrientes.
A interrupção do fluxo de sangue para o coração pode acontecer de váriasmaneiras. A gordura vai se acumulando nas paredes das coronárias (artérias que irrigam o próprio coração). Com o tempo, formam-se placas,  impedindo que o sangue flua livremente. Então, basta um espasmo, provocado pelo estresse, para que a passagem da circulação se feche. Também pode ocorrer da placa crescer tanto que obstrui o caminho sangüíneo completamente, ou seja, pode acontecer por entupimento,quando as placas de gordura entopem completamente a artéria, o sangue não passa. Dessa forma, as células no trecho que deixou de ser banhado pela circulação acabam morrendo. A interrupção da passagem do sangue nas artérias coronárias também pode ocorrer devido contração de uma artéria parcialmente obstruída ou à formação de coágulos (trombose).

Sintomas: O principal sinal é a dor muito forteno peito, que pode se irradiar pelo braço esquerdo e pela região do estômago.
Prevenção: Evite o cigarro, o estresse, os alimentos ricos em colesterol e o sedentarismo, que são os principais fatores de risco. Também não deixe de controlar a pressão arterial.
Tratamento: Logo de imediato deve procurar um atendimento imediato. A área do músculo morta cresce muito rápido com o passar do tempo. Seficar grande demais, o coração não terá a menor chance de se recuperar. De acordo com essa situação, os médicos podem optar pela angioplastia, em que um catéter é introduzido no braço e levado até a coronária entupida. Ali, ele infla para eliminar o obstáculo gorduroso. Outra opção é a cirurgia onde os médicos constroem um desvio da área infartada, a chamada ponte, com um pedaço da veia safena...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Distúrbios cardiovasculares
  • Disturbio Hermodinamico Cardiovasculares
  • Dietoterapia nos distúrbios cardiovasculares
  • Disturbios hemodinâmicos e doenças cardiovasculares
  • DISTURBIOS CARDIOVASCULARES EM PACIENTES CRITICOS
  • DISTURBIO
  • disturbios
  • cardiovascular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!