Dissonância Cognitiva

Páginas: 2 (326 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
Dissonância Cognitiva

Dissonância Cognitiva é o termo da psicologia Social, referente ao conflito entre duas ideias, opiniões ou crenças incompatíveis. Nesse conflito osindivíduos procuram acrescentar "elementos de consonância", mudar uma das crenças, ou as duas, para torná-las mais compatíveis.
A teoria da dissonância cognitiva baseia-se na premissade que a pessoa se esforça para manter a coerência entre suas cognições (convicções e opiniões). Quando a uma pessoa tem uma crença sobre algo e age diferente do que acredita,ocorre uma situação de dissonância. A dissonância é a contradição e uma das principais fontes de inconsistência no comportamento. O elemento cognitivo é uma convicção que o indivíduo temsobre si mesmo e o ambiente. 
Esses três elementos podem estar relacionados de três maneiras:
Relação Dissonante: Quando a pessoa tem uma opinião sobre algo e age de outraforma. Exemplo: o indivíduo sabe que beber e dirigir são atos perigosos, no entanto mantém essa atitude, mesmo conhecendo os riscos.
Relação Consonante: Usando o exemplo anterior: oindivíduo sabe que beber e dirigir são comportamentos perigosos e então os abandona.
Relação irrelevante: Quando os elementos da relação não possuem ligação: o indivíduo dirige e jogafutebol.
Quando ocorre uma dissonância o indivíduo entra em um conflito íntimo e procura adotar algumas formas para sair deste desconforto. 
Mudança do Comportamento: tentareduzir as dissonâncias, mudando suas opiniões pessoais para adequá-las à situação externa conflitante.
Mudança do Ambiente: tenta mudar o ambiente e ajustá-lo às suas convicções.Conflito permanente: Caso o indivíduo não consiga mudar as suas convicções e/ou ambiente externo, passa então a conviver com o conflito íntimo da relação dissonante. 
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dissonância Cognitiva
  • Dissonancia cognitiva
  • DISSONANCIA COGNITIVA
  • Dissonancia cognitiva
  • DISSONANCIA COGNITIVA
  • Dissônancia Cognitiva
  • Dissonancia cognitiva
  • Dissonancia cognitiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!