DISSERTAÇÃO DE AFORISMA

454 palavras 2 páginas
FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO - FSDB
LICENCIATURA EM FILOSOFIA – 4º PERÍODO

“511. OS FIÉIS AS CONVICÇÕES – Quem tem muito que fazer mantem quase inalterados seus pontos de vista e opiniões gerais. Igualmente aquele que trabalha a serviço de uma ideia: nunca mais examina a ideia mesma, já não tem tempo para isso; e vai de encontro ao seu interesse considerá-la sequer discutível.”

As ações mais importantes do ser humano são baseadas em suas crenças pessoais, nas suas certezas adquiridas, ou seja, em suas convicções. Essas ações ajudam a formar nossas personalidades e essas ficam, ou melhor, permanecem através do tempo. Atualmente o mundo tornou-se muito prático e tudo é resolvido de forma muito rápida, e essa necessidade de velocidade, de praticidade, acabam nos enchendo de tarefas e afazeres que parecem não ter mais fim. Assim, “não sobra tempo” para refletirmos acerca do que realmente cremos, do que realmente precisamos e queremos. Poucos são aqueles que têm a capacidade e tempo de qualidade para si descobrir, indagar, e refletir sobre suas convicções. Pois, refletir sobre elas e si questionar requer tempo precioso, e na sociedade capitalista em que vivemos, tempo é dinheiro.
Em relação aos que trabalham a serviço de uma ideia, é verdade que não refletem mais sobre ela, pois, é dela que se tira o sustento, e é ela quem os mantêm ocupados. Quanto mais ocupados nos tornamos, menos tempo temos para nós mesmos. Acredito que seja por isso que nos dias atuais muitos não sabem dizer nem quem são realmente. O homem precisa ter conhecimento de si próprio, precisa saber das suas limitações, ter certeza de suas certezas, conhecer suas qualidades e defeitos para poder ter equilíbrio no que faz. Assim, a famosa frase de Sócrates: “Conhece- te a ti mesmo”, é atualmente a maior necessidade dos seres humanos. Como poderemos chegar a algum lugar se não nos conhecemos? Como temos certeza se nossas convicções são boas?
Nossas convicções são adquiridas com o tempo e de

Relacionados

  • Psicologia-das-cores
    88519 palavras | 355 páginas
  • Cole O Sinopses V
    155139 palavras | 621 páginas