Dissertacao De Halisson De Souza Pinheiro

12102 palavras 49 páginas
1.

INTRODUÇÃO
O aproveitamento de resíduos das mais diversas atividades industriais é

reconhecidamente indispensável para a preservação do meio ambiente, e vem se tornando uma atividade lucrativa, contribuindo, muitas vezes, para a redução de custos de certos materiais. Com o aumento da industrialização, advento de novas tecnologias e o aumento populacional, além de outros fatores, os resíduos se transformaram em graves problemas ambientais.
A quantidade e o número de tipos de resíduos, rejeitos e dejetos resultantes das mais diversas atividades humanas têm crescido de forma assustadora, exigindo cada vez mais cuidados especiais com a disposição dos mesmos. O crescimento industrial sem precedentes, verificado nas últimas décadas, também trouxe um aumento no consumo de energia ocasionado pelo aumento da produção. Uma alternativa para acompanhar esse consumo de energia são as termoelétricas a carvão, fontes de energia muito utilizadas no mundo. As termoelétricas são geradoras de resíduos não só na forma de gases, como também de resíduos sólidos, através das cinzas do carvão originadas através de sua queima.
No Brasil, a preocupação com os resíduos é relativamente recente, ao contrário de outros países onde já existem políticas bastante definidas e eficientes no que diz respeito a reciclagem. Nos Estados Unidos a política de reciclagem de resíduos já existe desde 1960 e é chamada Resource
Conservation and Recovering Act (RCRA), que pode ser traduzida como Lei de
Conservação e Reciclagem de Recursos (JOHN e AGOPYAN, 2000)
Daí surge o seguinte questionamento: O que fazer com a grande quantidade de resíduos despejados pelas indústrias no Meio Ambiente? A reciclagem é uma das melhores soluções para esse problema, pois além de gerar uma grande economia para o país, é uma grande alternativa para a diminuição do resíduo (SANTOS, 2003).
Um ponto importante que deve se tomar conhecimento é a diferença entre lixo e resíduo. Segundo Santiago Jr (2008) resíduo é tudo aquilo que

Relacionados

  • A efetividade das decisões do TCU
    20563 palavras | 83 páginas