dissertaçao

Páginas: 22 (5386 palavras) Publicado: 2 de julho de 2013
Como é que se começa uma Dissertação?
Introdução: a primeira impressão é a que fica
Em sua primeira parte, o texto deve apresentar, de forma geral, as ideias a serem abordadas e o ponto de vista do autor. Há várias fórmulas introdutórias que podem ser utilizadas para se iniciar uma redação:

DECLARAÇÃO – É o ponto de partida mais utilizado. A declaração deve ser forte, para que o leitor seinteresse por conhecer os argumentos que a embasam e que deverão vir no desenvolvimento doo texto.

Tema: A Reforma Ortográfica
É fato que o Acordo Ortográfico tem seus méritos por promover a unificação linguística do português, que era a única língua ocidental a possuir mais de uma forma escrita. Entretanto, é preciso atentar ao fato de que algumas regras, como a do hífen, não foramformuladas de forma clara e têm trazido confusão ao meio dos especialistas em língua.

DEFINIÇÃO - É uma forma simples de elucidar o tema do texto em seus preceitos básicos.

Tema: Carnaval
O carnaval é uma festa tida como pagã, devido ao ritmo sensual do samba que embala a dança de belos corpos seminus. No entanto, por mais impressionante que isso possa parecer, o carnaval tem suas origens natradição cristã.

DIVISÃO – Consiste na citação de diversos aspectos de um só tema que serão abordados ao longo da redação. Esse modelo de introdução exige atenção especial, já todos os aspectos citados devem ser desdobrados em sua completude no desenvolvimento do texto.

Tema: Legalização da maconha
A maconha é um entorpecente que causa dependência psicológica e provoca danos ao sistema nervoso.Entretanto, estudos científicos têm afirmado que pode ser utilizada para fins medicinais, o que vem provocando discussões acerca de sua liberação.

ALUSÃO HISTÓRICA - O conhecimento de fatos históricos pode ajudar na hora de criar a introdução de um texto. Ao criar pequenas linhas do tempo ou confrontar passado e presente, é possível encontrar as raízes de determinado tema ou acontecimento eaumentar a gama de aspectos a serem analisados no desenvolvimento.

Tema: A embriaguez do poder
Alexandre, O Grande, dominou grande parte do continente Eurasiano e morreu tentando buscar mais. Napoleão perdeu seu poderio na tentativa de dar um passo maior que suas diminutas pernas. O poder cega os homens e os impede de enxergar as proporções corretas do mundo.

PERGUNTA – Iniciar um texto comuma pergunta e não responde-la de imediato instiga a curiosidade do leitor.

Tema: Os conflitos da Faixa de Gaza
O mundo realmente pode compreender a raiz dos conflitos na Faixa de Gaza? Os conflitos entre judeus e palestinos não se iniciaram ontem nem terminarão amanhã. Para eles, não se trata de uma simples disputa territorial, mas de uma questão de fé e fidelidade a suas crenças.

CITAÇÃODIRETA – É a reprodução literal de uma frase dita ou escrita por alguém. Só deve ser utilizado quando se tem certeza de que a citação está literalmente correta e deve vir entre aspas.

Tema: O papel do professor
“Nada do que vale a pena conhecer pode ser ensinado”. O epigrama de Oscar Wilde serve de ilustração para as dificuldades que a tarefa de ensinar para trazer consigo. Qual é o limitedo horizonte que o professor pode abrir para seus alunos?

CITAÇÃO INDIRETA – É mais fácil que a direta, porque não precisa repetir o que foi dito palavra por palavra: a ideia pode ser passada com as palavras do autor da redação.

Tema: Violência
O escritor T.S. Eliot dizia que a humanidade é incapaz de suportar muita realidade e ele estava certo; a maioria das pessoas prefere ver um filmequalquer do que se deparar com o horror mostrado diariamente nos noticiários.

EXPOSIÇÃO DE UM PONTO DE VISTA – A redação se inicia através do ponto de vista a ser defendido pelo autor

Tema: Invasão de privacidade
Vai longe o tempo em que as famílias conseguiam guardar segredos por gerações e as pessoas podiam manter escondido aquilo que elas não julgavam interessante ser de domínio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dissertação
  • dissertação
  • dissertação
  • Dissertação
  • Dissertação
  • Dissertação
  • Dissertação
  • a dissertação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!