Dissertação

Páginas: 81 (20244 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015




UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEAS







JOÃO PEDRO PITOMBO TEIXEIRA








DIFUSÃO, CONVERSAÇÃO E ACCOUNTABILITY:
O ESTATUTO DA INTERAÇÃO ENTRE LEITORES E VEÍCULOS JORNALÍSTICOS NAS MÍDIAS SOCIAIS











Salvador
2014

JOÃO PEDRO PITOMBO TEIXEIRA













DIFUSÃO, CONVERSAÇÃO E ACCOUNTABILITY:
OESTATUTO DA INTERAÇÃO ENTRE LEITORES E VEÍCULOS JORNALÍSTICOS NAS MÍDIAS SOCIAIS










Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia como requisito para a obtenção do grau de Mestre.

Orientadora: Prof. Dra. Maria Lucineide Fontes














Salvador
2014A Annalu, amor meu, companheira maior e pedaço mais bonito de mim.
A Eliana, mãe e porto seguro, incentivadora desta empreitada acadêmica.
A José Carlos, pai e farol, com quem aprendi a amar o ofício da reportagem.
A Joanna e Ícaro, maninha e seu rebento, parceiros de toda vida.
AGRADECIMENTOS

Agradeço ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas(Póscom), pela oportunidade de cursar um mestrado de excelência, pelo aprendizado das disciplinas e por poder colocar no papel as ideias que fervilhavam na minha cabeça.

Agradeço aos membros do Grupo de Pesquisa de Jornalismo Online (GJOL) cujos encontros acompanho desde a época da graduação em 2007, pelas discussões sempre frutíferas sobre as mudanças em curso no jornalismo.

Agradeço minhaorientadora Malu Fontes pela paciência, dedicação e pelos caminhos apontados.

Agradeço aos jornais A Tarde e Folha de S. Paulo, onde respectivamente trabalhei e trabalho, por compreenderem da importância do mestrado para minha formação e por relevarem possíveis ausências e deslizes no meio deste percurso.

Agradeço à minha família, amigos e todos aqueles amo por toda ajuda e compreensão de todos os diasdessa empreitada. Avante!
TEIXEIRA, João Pedro Pitombo. Difusão, conversação e accountability: o estatuto da interação entre leitor e veículo jornalístico nas mídias sociais. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar o estatuto da interação entre os veículos de imprensa e seus leitores nasmídias sociais online, especificamente no microblog Twitter. Partindo do pressuposto de que esta nova ambiência potencializa características do jornalismo digital como a interatividade, este trabalho busca refletir sobre o estatuto da interação entre leitores e veículos jornalísticos nas mídias sociais, identificando e classificando os níveis desta interação sob uma perspectiva empírica eteórico-conceitual, criando categorias a partir dos conceitos de interação mútua e reativa. Também é observada a adoção de uma postura de accountability dos meios de comunicação na interação com o leitor nos ambientes das mídias sociais.


PALAVRAS -CHAVE

Jornalismo, Redes Sociais na Internet, Interatividade, Accountability

TEIXEIRA, João Pedro Pitombo. Difusão, conversação e accountability: o estatuto dainteração entre leitor e veículo jornalístico nas mídias sociais. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.



ABSTRACT

This paper aims to examine the status of conversation among media outlets and their readers in online social media, specially Twitter. Assuming that this new environment leverages characteristics of online journalism asinteractivity, this paper aims to reflect on the status of the interaction between readers and journalistic media in social media, identifying and classifying levels of this interaction in a conceptual theoretical and empirical perspective, creating categories based on the concepts of mutual and reactive interaction.



KEYWORDS

Journalism, Online Social Networks, Interactivity, Accountability...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dissertação
  • dissertaçao
  • dissertação
  • dissertação
  • Dissertação
  • Dissertação
  • Dissertação
  • Dissertação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!