Dissertação

Páginas: 13 (3018 palavras) Publicado: 20 de maio de 2011
Introdução
Este trabalho foi realizado pensando no aprendizado do aluno. Ele ressalta a magia da dissertação.
Um texto dissertativo é a redação que tem por objetivo expressar uma opinião, um ponto de vista em relação a um determinado assunto.
O objetivo desse texto é convencer o leitor a concordar com sua tese. Para isso, são usados argumentos claros e organizados, que podem se apoiar emdados, fatos ou idéias.
Esperamos que você aprecie o nosso desenvolvimento e tenha uma boa leitura.

Estrutura do texto dissertativo
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação cientifica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Emprincipio, o texto dissertativo não está comprometido com a persuasão e, sim, com a transmissão de conhecimentos.

Introdução:
Considerada a abertura do texto, tem como função apresentar a ideia principal e sugere aspectos que serão desenvolvidos. É a união do tema (geral), do assunto que se vai abordar, e do objetivo.
Muito cuidado com essa primeira etapa da dissertação, pois as primeiras cincolinhas (de 5 a 7 linhas no máximo) são decisivas. Se ficar ruim, você perde o leitor. Prefira frases curtas e algo que surpreenda, uma palavra inesperada.
Exemplos:
“Após a queda do muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos leste-oeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização. As fronteiras foram derrubadas e a economia entrou em rota acelerada de competição.”“Atualmente no Brasil, as pessoas estão perdendo a noção de identidade. Vivem de acordo com a moda e nem se dão conta disso.”

Desenvolvimento:
É a argumentação propriamente dita. É a parte mais significativa da dissertação, pois traz argumentos, razões, provas e raciocínios que fundamentam e sustentam a ideia apresentada na introdução. É no desenvolvimento, por meio de uma exposição clara, consistentee coerente, que o autor revela sua capacidade de influenciar, persuadir ou convencer o leitor. Os aspectos desenvolvidos devem comprovar os elementos apontados na introdução e convergir para a conclusão, estabelecendo, assim, uma relação entre as partes do texto. Escreva, no mínimo, dois parágrafos no desenvolvimento.
Exemplo:
Tema sugerido: Leitura
Aspectos abordados no desenvolvimento:
*Enumeração: tipos de leitura e de leitores.
* Tempo: a leitura através dos tempos.
* Espaço: locais onde mais se valoriza a leitura.
* Contraste: comparação entre leitura os países desenvolvidos com os subdesenvolvidos.
* Semelhança: pontos de semelhança entre leitores do 2º e do 3º grau.
* Apresentação de causas: motivos por que se lê.
* Apresentação de conseqüências:conseqüências da leitura.
* Dados colhidos da realidade: o brasileiro lê dois livros anualmente.

Apresentamos abaixo algumas sugestões para um bom desenvolvimento.
1- Ouse, não tenha medo. O examinador quer saber sua opinião, quer conhecê-lo através do texto, deixe sua marca.
2- Nunca use o verbo na primeira pessoa do singular (eu), prefira a primeira pessoa do plural (nós) ou a terceirapessoa do singular, verbos como acredita-se, estenda-se etc. Nunca use “Eu acho”, pois dá impressão de incerteza.
3- Ainda sobre os verbos, use-os sempre no mesmo tempo verbal. Se começou falando no passado vá até o fim.
4- Respeite a ordem de uma oração SVP (Sujeito-verbo-predicado), pois só quem domina a escrita consegue enriquecer o texto invertendo essa ordem, por exemplo colocando o verbo porúltimo. “Deus ao mar o perigo deu. Mas nele é que espelhou o céu”. – Fernando Pessoa.
5- Não escreva começos de introdução do tipo: desde os primórdios da humanidade, desde o começo da humanidade, antigamente, hoje em dia, nos dias atuais... E esquema: de um lado... por outro lado.... Não se omita, você precisa convencer, persuadir. Seja criativo, lembre-se um bom começo prenderá seu leitor....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dissertação
  • dissertaçao
  • dissertação
  • dissertação
  • Dissertação
  • Dissertação
  • Dissertação
  • Dissertação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!