Dissertação "a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica"

Páginas: 10 (2334 palavras) Publicado: 21 de junho de 2011
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
ICA
Curso: Comunicação Social
Habilitação: Publicidade e Propaganda
Disciplina: Filosofia aplicada à comunicação
Prof: Dr. Fernando Barros

Dissertação
Baseada no texto “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, Walter Benjamin

Jéssica de Souza Carneiro
2009

"Nossos cafés e nossas ruas, nossos escritórios e nossos quartosalugados, nossas estações e nossas fábricas pareciam aprisionar-nos inapelavelmente. Veio então o cinema, que fez explodir esse universo carcerário com a dinamite dos seus décimos de segundo, permitindo-nos empreender viagens, aventurosas entre ruínas arremessadas à distância" (Benjamin, Walter. "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica". In: Walter Benjamin: obras escolhidas. São Paulo,Brasiliense, 1994, p. 189)

No texto de Walter Benjamin, o autor explora ambas as visões: o advento do cinema como arte e a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Aproveitando-se do trecho acima transcrito, notamos a ênfase que o escritor propõe a respeito do alcance do cinema.
A função primordial do artista é falar quando todos se calam e dizer o indizível, e eles osfazem através da arte. O papel social da arte encontra-se no fato de externar e de transmitir a realidade presa a nós mesmos, seres fechados e limitados a vínculos e influências que quase sempre consistem em alcançar o prático, o objetivo, fatores que impossibilitam o homem de perceber emoções, conceitos estéticos e sentimentos provenientes de nossa relação com o cotidiano e com a natureza física esobrenatural em que estamos inseridos e a que somos sujeitos.
Através da arte cinematográfica, e principalmente da reprodução de obras de arte, as chamadas “massas” poderam ilusoriamente alcançar o que na era da aura era incabível alcançar: o aqui e o agora. Com a massificação das obras de arte, a “cultura” se torna mais acessível para camadas sociais que antes nem imaginavam um diadesfrutar da arte. Então, entram em desacordo duas vertentes aparentemente opostas: a obra de arte e sua autenticidade “incorruptível” e a arte cinematográfica.
O fato de as duas se repelirem pode ser um pouco melhor apreendido quando nos aprofundamos no estudo de como se deu o advento do cinema e a corrupção da aura das obras artísticas. A obra de arte, no seu gênese, foi “criada” no intuito deculto. Quando tais obras eram produzidas, a pretensão era que elas durassem por muito tempo, por isso o material com que eram produzidas tinha que ser de altissima qualidade, visto que a idéia nao era que fossem reproduzidas, pois se assim o fosse, pouco importaria a qualidade e a duração de uma escultura, por exemplo, pois sabiam que logo ela seria substituída por outra e assim sucessivamente.“Para os gregos, cuja arte visava a produção de valores eternos, a mais alta das artes era a menos perfectivel”, ou seja, a menos passível de sofrer alteração.
Com a ascensão da fotografia, a primeira técnica de reprodução revolucionária, a obra de arte se viu em crise. Sua aura, ou seja, sua autenticidade, originalidade, seu contexto em que foi produzida, seu “aqui e agora”, foi bruscamentequebrada e, com o prolongar dos anos, muitas seriam as pessoas que teriam acesso a tal obra (como então aconteceu). Para reagir a essa supressão, a arte inovou com uma doutrina da arte pela arte, que no fundo é um culto à própria arte. Neste ponto, é válido ressaltar a divergência entre os dois diferentes tipos de arte: a arte pela arte e a arte engajada. Ambas possuem seus contrapontos. A artepela arte se nega por querer separar-se da realidade. A arte engajada se nega por querer parecer a realidade. Questionemos também a validade da fotografia como uma forma de arte e sua influência na alteração da própria natureza da arte, considerando que a fotografia mudou em suma a essência das obras de arte.
A “arte” de fotografar, antes de atingir seu cume e sua massificação como nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica
  • A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica
  • A OBRA DE ARTE NA ERA DA SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA
  • A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica
  • A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tecnica
  • A Obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica
  • A Obra De Arte Na Era De Sua Reprodutibilidade Tecnica
  • A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!